Para expandir o seu negócio no varejo de moda, você precisa buscar maneiras de melhorar sua relação com a indústria, não é mesmo? Isso porque os dois são interdependentes e, como em qualquer relacionamento, saber nutri-lo e evitar desgastes são cuidados indispensáveis.

Afinal, é essa aliança que vai garantir uma relação ganha-ganha. São as vendas que conectam as partes da cadeia de suprimentos e a colaboração entre essas partes pode trazer benefícios para todos.

No post de hoje, entenda como aprimorar o contato entre indústria e varejo, a fim de garantir o sucesso da sua loja. Boa leitura!

Entenda a importância da troca de informações

Com os novos paradigmas de mercado, indústria e varejo não devem mais acreditar poder atuar de maneira isolada. É preciso trocar informações, compartilhando dados sobre vendas, estoque, giro, entre outros, a fim de que fabricante e ponto de venda sejam capazes de melhorar o seu desempenho e implementar boas práticas de gestão.

Esse comprometimento entre as partes beneficia o consumidor final, que ganha com a melhoria na qualidade do serviço, a maior velocidade na inserção de novos produtos no mercado e, claro, com a sua fidelização à marca.

Aprimore o desempenho

Com a troca de informações é possível aprimorar o desempenho das lojas e da indústria e desenvolver atividades em parceria. Tanto para a indústria quanto para o varejo o desenvolvimento de uma relação baseada no conceito de aliança estratégica contribui para a melhoria do desempenho.

O objetivo de todos deve ser a venda, porque, se o consumidor final não comprar, ninguém ganha. A falta de giro dos produtos prejudica o ressuprimento e dificulta a colocação de novos itens da indústria no mercado. O resultado é a queda nas vendas, o que abala toda a cadeia.

Valorize os laços

É muito importante ser capaz de estreitar os vínculos com seus parceiros, e a troca de informações contribui para o aprimoramento do desempenho. Em geral, a colaboração traz vantagens para os envolvidos e, no curto, médio e longo prazo, ajuda no estabelecimento de relações mais fortes e duradouras.

Laços fortes pressupões transparência e confiança! E é exatamente através disso e da troca de informações que a indústria pode apoiar o direcionamento de estratégias mais eficazes no varejo. Por outro lado o varejo fornece para a indústria dados sobre o desempenho de seus produtos no ponto de venda, e esta pode se reorganizar para reduzir desperdícios e otimizar sua produção.

Nessa parceria, ambos contribuem mutuamente para o sucesso do parceiro!

Invista em ferramentas de automatização

Por fim, para que a troca de informações ocorra com eficiência, o desempenho de todos seja aprimorado e os laços se fortaleçam, vale a pena investir na adoção de ferramentas automatizem esse fluxo, pois todos os envolvidos vão ganhar com isso.

Com uma ferramenta segura e simples de usar, você tem acesso a informações confiáveis para entender o que está acontecendo, tomar suas decisões e ganhar agilidade. Através da internet torna-se possível acompanhar o desempenho da indústria e do varejo em tempo real, via smartphone ou tablet.

Em tempos de crise econômica, indústria e varejo de moda podem (e devem) se unir para superarem os desafios que surgem e, assim, se manterem saudáveis no mercado. Com isso, os consumidores finais são melhor atendidos, os varejistas diminuem seus estoques e a indústria aumenta sua oferta, otimizando o mix de produtos. Todos ganham!

Para entender como tornar isso realidade na relação indústria/varejo, entre em contato com a ID Brasil para conhecer um pouco mais sobre o Sofstore Connect.