Ao longo dos anos, a forma como o gerenciamento das lojas tem sido realizado sofreu profundas mudanças. Isso, porque, diferentemente do que ocorria há um tempo, a gestão varejista torna-se, cada vez mais, automatizada por meio da incorporação de um sistema de gestão de loja (software).
Quer entender melhor o que é um sistema ERP? Qual a sua importância no bom desempenho dos departamentos e como a tecnologia pode alavancar os resultados empresariais? Então, continue conosco neste post!
O Enterprise Resource Planning (ERP) ou, em tradução literal, planejamento de recursos da empresa é um sistema de gestão de automação. Esse software foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar e processar uma diversidade considerável de informações sensíveis das companhias, além de auxiliar nas tarefas de rotina.
Assim, de acordo com as funcionalidades que melhor atendam à realidade empresarial, empreendedores conseguem obter uma visão mais ampla sobre, por exemplo:
Mas esses são só alguns dos benefícios do sistema ERP.
Essa ferramenta tecnológica oferece uma gama de funcionalidades que, quando integradas e adequadamente utilizadas pelos colaboradores, podem alavancar a produtividade e a lucratividade das lojas. Nesse sentido, na sequência confira como esse software pode influenciar cada um dos setores!
Controle manual do número de peças, incorporadas à armazenagem, e recontagem periódica dos produtos são medidas que demandam bastante tempo e energia dos colaboradores. Por isso, o sistema ERP pode agilizar esses registros de chegada e de saída de cargas por meio de leitores de código de barra integrados ao software com total segurança.
Em consequência desse maior controle e precisão nos estoques, o sistema ERP também pode ser utilizado pelos colaboradores para verificar, em poucos segundos, sobre a disponibilidade de produtos de interesse dos clientes, sem a necessidade de revirar todo o estoque.
Além disso, reposições de peças tornam-se mais eficientes, porque conseguem ser realizadas a tempo por meio de notificações pelo próprio sistema, quando alguns produtos estiverem em falta. Sem esquecer que a automação também viabiliza um contato mais personalizado com cada um dos clientes na fase pós-venda.
A correta implantação de um software de gestão é capaz de auxiliar empreendedores na avaliação mais assertiva de dados, por exemplo, sobre a variação real do volume de entrada e saída dos produtos de acordo com cada período sazonal. Isso facilita bastante a identificação e resolução de prejuízos e desperdícios.
O sistema também aprimora e agiliza o controle de finanças com as despesas operacionais, as folhas de pagamento e as obrigações fiscais. Dessa forma, as datas de vencimento dessas dívidas não são esquecidas, e a incidência de multas é evitada.
À medida que os dados são inseridos pelos funcionários, relatórios gerenciais podem ser processados contendo uma série detalhada de indicadores de desempenho. Tais informações orientam empreendedores e gestores na tomada de decisões mais certeiras a fim de se eliminar gargalos e falhas presentes nas operações internas dos setores.
Portanto, a implantação de um sistema de gestão de loja, inegavelmente, impacta nos resultados, visto que viabiliza a melhoria produtiva dos diversos setores dos negócios. Afinal, antes manuais, as tarefas de rotina e gerenciamento conseguem ser agilizadas com total segurança via a automação da administração.
Interessante, não é mesmo? Quer conhecer mais de perto todas as funcionalidades e vantagens de um sistema de gestão de loja? Então, entre em contato conosco.
Endereço