A utilização de um sistema ERP no ramo varejista é extremamente interessante para o empreendimento. Isso porque a solução permite uma maior organização, um crescimento mais ordenado do negócio e a redução de riscos atrelados à rotina empresarial.

Além das vantagens relacionadas aos processos operacionais, o sistema traz maior praticidade na relação mantida com os clientes, fornecedores, colaboradores e demais envolvidos no fluxo das atividades.

Você deve estar se perguntando: afinal, como faço para escolher a melhor opção para minha empresa varejista? Pensando nessa dúvida muito comum entre os empresários do setor, elaboramos este artigo especial, com aspectos fundamentais que devem ser observados durante a aquisição de um sistema ERP. Confira!

Defina a necessidade da empresa

Antes de começar a pesquisa sobre quais são as opções de sistemas disponíveis no mercado, você deve atentar-se para as necessidades específicas da sua empresa. Sem delinear e entender bem que tipo de sistema você precisa, a busca por opções vai ficar muito mais complicada.

Dessa maneira, é necessário que o empresário avalie o que ele gostaria de controlar e consultar no sistema. Questione quais processos precisam de automatização e quais atividades comuns do dia a dia precisam ser melhoradas por meio do uso do ERP.

Assim, faça um levantamento com as principais necessidades da sua loja, avalie as rotinas, as deficiências e os pontos fortes. Essas informações vão ser determinantes para colocar a próxima dica em prática.

Verifique as funcionalidades do sistema

Com as informações sobre as suas necessidades e objetivos bem delineadas, você deverá fazer uma pesquisa de mercado, buscando opções de sistema ERP que estão sendo oferecidas pelos fornecedores na área.

Nessa etapa, você deve contatar os fornecedores que têm sistemas com funcionalidades que atendem as suas necessidades e se adaptam ao que você imaginou previamente na etapa anterior.

Avalie o suporte técnico oferecido

Após verificar as funcionalidades dos sistemas oferecidos pelos fornecedores consultados, o passo seguinte é a análise de aspectos relacionados diretamente ao fornecedor.

A primeira dica é avaliar o suporte técnico oferecido. Não adianta comprar um sistema mais “em conta”, se você não vai ter o suporte técnico necessário quando precisar.

Por isso, opte por fornecedores que ofereçam um suporte técnico eficiente, qualificado e rápido. Esse requisito é essencial para a manutenção necessária na rotina de uso do seu sistema ERP.

Analise o know how do fornecedor no segmento

Ainda no que diz respeito ao fornecedor, é necessário estar atento a outro aspecto importante: o know how.

Contrate fornecedores que atuam com sistemas ERP direcionados para o seu mercado. Por exemplo, se você atua com o varejo, foque em empresas com know how nesse setor. Elas têm profissionais, experiência e qualificação para oferecer o melhor produto dentro das necessidades e das especificidades do seu negócio.

Verifique a possibilidade de customizações

Se você já avaliou todas as informações citadas, agora é hora de focar no uso do software em si. Um aspecto muito importante e que pode fazer toda a diferença na adaptação do mesmo para as necessidades da sua empresa é a possibilidade de customização.

Nesse sentido, ao conversar com o fornecedor da solução, lembre-se de questionar acerca da possibilidade de customização. Sistemas customizáveis sempre são opções mais interessantes, já que permitem maior liberdade para o empresário — caso haja necessidade de incluir ou alterar alguma funcionalidade do software.

Estude a praticidade de uso do sistema

Por fim, a última dica (mas não menos importante) também relacionada ao uso do software é a sua utilização na prática.

Você deve pensar como é a rotina da sua loja em um dia de movimento e como seria o uso daquele sistema em dias como esse. Ele seria prático? Se adaptaria à rotina do seu negócio? Atrapalharia na agilidade em um processo de compra?

Avalie essas questões e opte por soluções que sejam práticas na sua aplicação rotineira e estejam totalmente alinhadas aos seus objetivos a longo prazo. Esse é um requisito essencial para que o seu sistema ERP seja um verdadeiro aliado do seu negócio.

Se você está procurando um ERP para o varejo, entre em contato com a ID Brasil e conheça nossos produtos.