Manter as informações dos clientes seguras e atualizadas é um dos principais pontos a serem observados pelas empresas, uma vez a que segurança de dados dos consumidores é garantia de um relacionamento pautado na credibilidade.

Em um mundo cada vez mais conectado e um público proporcionalmente exigente, é fundamental garantir sigilo máximo a fim de evitar vazamento de informações e ataques virtuais. Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar a importância de adotar em sua loja medidas de segurança consistentes e eficazes. Continue a leitura e aprenda.

A importância de manter a segurança da informação

A relação de uma loja com seu consumidor deve ser pautada na confiança entre ambas as partes, por isso é fundamental que os dados pessoais fornecidos no processo de compra sejam arquivados com proteção máxima.

Essa privacidade é importante porque garante para o cliente o respeito necessário para procedimentos de compra, sendo inclusive um grande diferencial em relação à concorrência.

Sendo assim, as empresas devem sempre estar atentas à segurança dos dados, caso contrário, episódios como vazamentos ou vendas de informações podem trazer sérias consequências institucionais e até mesmos jurídicas.

Com uma gestão de segurança bem-estruturada e a adoção das medidas corretas, é possível atingir resultados esperados e evitar prejuízos tanto monetários quando em relação à sua imagem no mercado.

O papel da tecnologia para a segurança de dados

A tecnologia é uma aliada poderosa das empresas na hora de garantir o armazenamento de informações com segurança e acesso rápido e fácil.

O uso de sistemas com armazenamento em nuvem, por exemplo, permite a criptografia de dados, o monitoramento constante e o gerenciamento de políticas de segurança, que tornam a possibilidade de erros e ataques externos praticamente nula.

Entre os princípios básicos de um sistema de gestão eficiente, estão:

  • integridade: a proteção oferecida deve ser completa, a fim de evitar ataques externos;
  • confidencialidade: o acesso aos dados armazenados na empresa deve ser restrito apenas aos envolvidos em cada departamento e caso;
  • disponibilidade de dados: os dados precisam servir de fonte para a tomada de decisões, portanto, é fundamental que eles possam ser acessados com praticidade pelos responsáveis.

Benefícios de um sistema de gestão de dados em nuvem para uma loja

O armazenamento de informações na nuvem mostra-se seguro e eficiente, diante dos riscos de invasão e sequestro de dados apresentados por sistemas desktop/servidor.

Conhecido como ransomware (derivado da palavra inglesa ransom, que significa resgate), esse crime virtual consiste em atacar computadores e/ou smartphones e roubar os dados digitais armazenados neles, exigindo assim pagamento para resgatá-los.

Se a invasão acontecer em um sistema de gestão, corre-se um risco desnecessário do vazamento de informações de todos os clientes que realizaram negócios com a sua empresa, o que consiste em uma grave e irreparável quebra de confiança.

Entre as principais vantagens de um sistema de gestão para a segurança de uma empresa estão:

  • possibilidade de backups constantes das informações;
  • adoção de normas de segurança bem-estabelecidas;
  • flexibilidade para acesso de dados;
  • redução de erros;
  • redução de custos;
  • otimização de processos;
  • criptografia avançada;
  • aumento da credibilidade da empresa;
  • melhora no relacionamento com o cliente.

Neste artigo, falamos sobre a relevância que a segurança de dados tem no cotidiano administrativo de uma empresa ou loja, assim como a importância de se manter um sistema capaz de garantir o sigilo de informações fornecidas pelos clientes. Com um planejamento bem executado, é possível obter os resultados esperados com organização e credibilidade junto ao cliente.

Para saber mais sobre nossas soluções voltadas para gestão e segurança de dados dos clientes, entre em contato e solicite a ajuda de um dos nossos consultores.