Conhecer as melhores dicas de como contratar bons vendedores é importante e muitas empresas acabam utilizando o Princípio de Pareto em suas seleções.

Mais comumente conhecido como a regra 80/20, a premissa básica do Princípio diz que 80% de qualquer resultado é gerado por apenas 20% de causas.

Isso quer dizer que, em um recrutamento de vendedores, na prática, a empresa espera que, ao menos, vinte por cento dos contratados possam produzir oitenta por cento dos resultados do negócio.

Mas, vamos analisar: se 20% dos vendedores produzem 80% dos resultados do negócio e os 80% restantes de novos colaboradores, coletivamente, fazem apenas 20% das vendas, a conclusão é que 80% de todas as contratações feitas envolvendo vendedores foram erros.

Quer mudar isso? Acompanhe o texto e saiba como contratar bons vendedores. Boa leitura!

A importância de um bom recrutamento para uma ótima contratação

Obviamente, quando se trata de contratar os melhores talentos, você só quer recrutar pessoas de vendas que já estão na categoria dos 20% superior ou que possivelmente possam chegar lá.

A questão para os recrutadores é a seguinte: o que separa os grandes vendedores da mediocridade das massas?

A fim de obter êxito na contratação e, consequentemente, responder a questão apresentada anteriormente, é importante observar os candidatos que apresentam características como:

  • responsabilidade pelos resultados;
  • força e determinação acima da média;
  • autodisciplina;
  • foco em objetivos;
  • alto grau de empatia com os clientes;
  • profissionalismo acima de tudo.

Seguir esses princípios é essencial para se aproximar ao máximo dos 80% de sucesso que a empresa pode conseguir com suas contratações. Além disso, uma equipe efetiva de vendedores impacta diretamente no faturamento da organização — o que torna essa etapa ainda mais vital.

Identificação de pontos-chaves

Como vimos, para diminuir a taxa de erros nas contratações é interessante seguir e identificar alguns pontos-chaves durante a seleção. Porém, não bastam apenas traços de personalidade ou caráter, é preciso observar questões mais pontuais com a empresa, tais como:

  • perfil alinhado com a cultura e valores da empresa;
  • disposição para aprender;
  • automotivação e resiliência para enfrentar as dificuldades do setor específico.

Locais para busca de novos vendedores

Outro segredo para o sucesso é não se limitar a um lugar na hora de buscar novos candidatos. Afinal, muitas vezes a empresa foca na seleção convencional de currículos, mas a taxa de turnover continua alta.

A tecnologia, por exemplo, pode ser uma grande aliada quando se fala em recrutamento de funcionários. Porém, o contato pessoal não deve ser ignorado e nem indicações de experiências anteriores. Sendo assim, você pode utilizar como base essas três vias:

  • redes sociais focadas em profissionalização, tipo Linkedin;
  • sites de empregos com credibilidade no meio;
  • indicação de funcionários ou de outros gestores da área.

Defina um processo de recrutamento e seleção

Estabeleça um processo de recrutamento e seleção de pessoas. Com critérios definidos e um processo estabelecido fica mais fácil identificar o perfil da pessoa que você busca para sua equipe e reduz a possibilidade de contratação de pessoas por afinidade pessoal, mas que não atendem os requisitos estabelecidos pela empresa.

Para finalizar, também é importante oferecer benefícios compatíveis com o mercado. Afinal, os maiores profissionais são atraídos pelas melhores oportunidades. Então, agora que você sabe como contratar bons vendedores, basta apenas colocar as dicas em prática e acertar no recrutamento. Pois, não esqueça, 80% do desempenho das vendas da sua organização depende da sua habilidade de contratação.

Gostou do artigo? Conhece amigos que se interessariam pelo assunto? Então compartilhe o post nas suas redes sociais.