Cuidar de uma empresa não é tarefa fácil, principalmente se a maior parte das atividades for realizada por uma só uma pessoa: o proprietário. Entre as viagens para comprar mercadorias, a organização do estoque e o atendimento ao cliente, é preciso ter um tempo de qualidade para descansar e ficar com a família. Assim, é interessante reduzir o turnover na equipe de vendas, evitando ficar ainda mais sobrecarregado.

Além disso, a rotatividade excessiva de funcionários pode levar à insatisfação dos consumidores, em especial daqueles que têm o hábito de comprar os produtos oferecidos pelo estabelecimento em questão.

Com certeza, você já sabe como reduzir o turnover, mas continue a leitura e confira métodos eficazes para, também, reter os talentos.

Fique atento ao processo de seleção

No momento de selecionar um novo funcionário para sua equipe, seja bastante cuidadoso. Analise se a pessoa apresenta as habilidades técnicas necessárias para desenvolver um bom trabalho na função em questão, mas certifique-se, também, de que ela se encaixa no perfil de sua empresa.

Você pode fazer uso de recursos que filtram os candidatos, após serem avaliados por meio de determinadas técnicas, como a análise do perfil comportamental, ou pode contar com a ajuda de uma empresa terceirizada para realizar esse trabalho.

Dessa forma, vai ser mais fácil identificar e selecionar aqueles que realmente são qualificados para o cargo, não apenas no que se refere aos conhecimentos específicos exigidos para a vaga oferecida.

Ofereça treinamentos aos funcionários

Disponibilizar treinamentos aos funcionários também é uma boa maneira de reduzir o turnover, evitando despesas com demissões e novas contratações. Além disso, contribui para que a produtividade aumente e para que a equipe se sinta mais motivada e valorizada pela empresa da qual faz parte.

No que diz respeito especificamente a novos colaboradores, oferecer treinamentos e capacitações é um meio de ajudá-los a se adaptarem mais fácil e rapidamente ao ritmo de trabalho do local.

Você pode investir em cursos on-line ou contratar os serviços de uma empresa terceirizada.

Mantenha um bom ambiente de trabalho

Procure manter um ambiente de trabalho agradável para todos os membros da equipe. Estimule a cooperação entre os colaboradores e esteja disponível para atendê-los sempre que necessário, seja para ouvir uma reclamação, escutar uma sugestão ou receber um elogio.

Lembre-se, também, de disponibilizar um espaço físico limpo e seguro, com equipamentos que funcionem adequadamente (computador, máquina de cartão, entre outros), para que os funcionários possam realizar suas funções da melhor forma possível.

Acompanhe os resultados

Reduzir o turnover é possível e implica menos gastos e preocupações. Um elemento muito importante, mas nem sempre lembrado é sistema de gestão utilizado pela empresa. Esse recurso é bastante seguro e auxilia na gestão de vendas, estoques e no fluxo de caixa, além de oferecer informações confiáveis sobre o desempenho de sua equipe. Assim, você pode identificar os melhores funcionários e intensificar as ações para reter e desenvolver os talentos.

Você já sabe como diminuir a rotatividade na sua equipe e como manter os colaboradores que realmente estão alinhados aos ideais da companhia. Agora, que tal conhecer dicas para motivar vendedores e aumentar as vendas?