Como andam as vendas na sua loja? Você tem notado que suas metas não estão sendo alcançadas? Ou, se estão, você não sabe exatamente o que fazer para alavancar ainda mais a lucratividade do seu negócio? Se procura por soluções para esse tipo de cenário, então, nós temos a resposta: invista no desempenho dos vendedores!

Parece besteira, mas a adoção de ações internas de baixo custo no negócio podem sim contribuir significativamente para o aumento das vendas; basta que algumas medidas sejam reavaliadas e mais bem aplicadas no cenário empresarial.

Afinal, o aumento do desempenho, por exemplo, influencia até mesmo na queda do número de rotatividade de vendedores — um dos grandes vilões na lucratividade de qualquer tipo de modelo de negócio.

Percebe a relevância de se investir no desempenho dos vendedores? Se você quer saber mais sobre como fazer isso, então continue lendo este post!

Defina metas com clareza

É essencial que toda a equipe de vendedores esteja absolutamente ciente dos objetivos e resultados a serem alcançados na empresa. Isso porque, por meio da responsabilização individualizada de cada integrante nesse processo de vendas, o engajamento decorre naturalmente no trabalho. Afinal, existem propósitos e metas devidamente traçadas para cada vendedor.

Forneça boas ferramentas de trabalho

De nada adianta os gerentes definirem com precisão o que deve ser alcançado, se os vendedores não estão preparados para executá-lo. Nesse sentido, a identificação, por meio da escuta, das eventuais barreiras que estejam interferindo na entrega de resultados espetaculares pelos vendedores é o primeiro passo a ser dado pela gerência.

A partir disso, cientes desses problemas, a disponibilização de ferramentas e treinamentos podem reduzir ou, até mesmo, eliminar tais dificuldades de âmbito interno ou externo ao vendedor. Dessa forma, as vendas conseguem ser potencializadas com colaboradores mais capacitados e confiantes.

Estabeleça indicadores de desempenho

A gerência deve estar sempre atenta aos indicadores de desempenho nas vendas. Isso porque, no setor varejista, a demanda do consumidor final está em constante variação. Por isso, compreender essa evolução do fluxo de entrada e saída dos produtos influencia decisivamente na lucratividade dos negócios, porque auxilia na satisfação das reais necessidades mercadológicas e reduz desperdícios.

Sem esquecer que tais indicadores também avaliam e monitoram o trabalho dos vendedores, na medida em que fornecem, de acordo com a periodicidade optada pelos gestores (semanal, mensal ou semestral), a evolução do desempenho de cada um dos contribuintes em tempo real.

Reconheça o desempenho dos vendedores

O reconhecimento dos desempenhos mais positivos nas empresas é uma medida estratégica não somente para estimular ainda mais os bons vendedores, como também para motivar aqueles com baixos índices nas vendas. Por isso, sempre que possível, premie tais resultados com presentes, vales, aumento salarial etc.

Com essas dicas, esse desempenho pode ser gradativamente elevado, promovendo, em última instância, mais lucros para o negócio. Por isso, a definição de metas que engajem efetivamente seus colaboradores, bem como a identificação de bons indicadores para o monitoramento das vendas são medidas de baixo custo que podem fazer toda a diferença.

Além disso, o reconhecimento do bom trabalho apresentado pelos vendedores com maior índice de vendas, mediante a concessão de vales, aumento salarial etc, é essencial para o aumento do desempenho das equipes, visto que tal prática incentiva os demais colaboradores a buscarem alcançar suas metas ou até mesmo superá-las.

Gostou deste artigo sobre como alavancar o desempenho dos vendedores na sua loja? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de muitas outras dicas valiosas para o seu negócio!