O mês de outubro é lembrado em todo o mundo como Outubro Rosa, um movimento que simboliza o combate contra o câncer de mama. O objetivo principal é chamar a atenção para realidade atual do câncer de mama e alertar sobre a grande importância do diagnóstico precoce.

outubro-rosa

O início deste movimento foi nos Estados Unidos, e isso, porque antes dele ser aprovado oficialmente no país, diversos Estados realizavam de forma individual ações referentes ao câncer de mama e a mamografia no mês de Outubro, vendo essa situação, o Congresso Americano resolveu tornar o mês de Outubro, o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1990 existiu uma ação que ficou marcada e consequentemente ocorre até hoje, a Corrida pela Cura, o qual aconteceu na cidade de Nova York. Em 1997, entidades da cidade de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a criar ações e de fato comemorar de forma mais intensa o Outubro Rosa.

O ato de enfeitarem locais públicos com laços cor de rosa e posteriormente iluminar, de rosa, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc, fez com que o movimento se expandisse de forma rápida e a partir disso, ganhou maior visibilidade no mundo.

cristo-rosa

Cristo Redentor (RJ)

outubro-rosa-palacio-planalto

Palácio do Planalto (DF)

rodagigante

Parque do Ibirapuera (SP)

No Brasil, o primeiro movimento referente ao Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco de Ibirapuera) em 2002, na cidade de São Paulo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, são esperados por ano cerca de 50 mil ou mais novos casos de câncer de mama no Brasil e aproximadamente 10 mil mulheres acabam falecendo por conta desta doença.

Portanto, é necessário a conscientização das mulheres para que façam a mamografia, pois ela é capaz de identificar de forma precoce lesões mamárias de tamanho mínimo, possibilitando tratamento menos agressivo e um melhor prognóstico quanto à cura.

Quem ama cuida. Cuide você também das mulheres da sua vida!