Acompanhar indicadores financeiros para varejo é uma das melhores formas de analisar a saúde econômica de uma loja. O mapeamento otimizado dos processos torna possível identificar os pontos de melhoria. Entretanto, como acompanhar os indicadores de forma prática e eficiente?

Se você deseja garantir uma maneira de perceber as dificuldades de sua empresa, facilitando a busca pela correção, este post é para você. Continue a leitura para garantir o sucesso do seu negócio!

Como os indicadores financeiros ajudam o varejo?

Revelando desde informações básicas até as mais complexas, os indicadores financeiros permitem fazer comparações entre os diversos aspectos do desempenho de uma empresa.

Por meio deles, é possível ter uma visão mais ampla do negócio. Assim, fica mais fácil entender o que está funcionando ou não.

Sabendo o que medir e de que forma fazê-lo, o empresário pode caminhar para um estágio mais avançado, trabalhando melhor as causas que trazem deficiência para algumas áreas do empreendimento. Por isso, o método pode funcionar, até mesmo, como uma saída para a crise!

O que é preciso para que os indicadores funcionem?

Para que os indicadores instalados contribuam com relevância dentro da loja, é preciso, antes de tudo, definir o planejamento estratégico da empresa.

O controle que você almeja só será possível a partir do momento em que identificar o que controlar e por quê. Sendo assim, é de extrema importância saber quais os objetivos estabelecidos e que metas deverão ser atingidas.

A partir de então, a construção e manutenção dos indicadores de desempenho começarão a surtir efeito, abrindo caminho para monitorar a evolução dos resultados.

O ideal é que eles se tornem a maior referência para o processo de tomada de decisões, ajudando também a definir as estratégias para o desenvolvimento.

Quais são os principais indicadores financeiros para varejo?

Os indicadores mais relevantes nesse mercado específico são:

Ciclo Operacional Financeiro

Esse indicador mostra a quantidade de dias que o varejista leva, desde o momento em que paga por um produto, armazena e recebe pela venda. Esse indicador trabalha em prol da liquidez de um comércio varejista.

Ticket Médio por Venda

O Ticket Médio por Venda ajuda a entender o esforço que deve ser aplicado para alcançar as metas determinadas.

Esse indicador calcula o valor médio gasto por seus clientes em cada compra. Ele divide o valor total de vendas pelo número de compras realizadas em um período selecionado.

Valor de descontos concedidos

Já que o desconto impacta a rentabilidade das vendas, é importante monitorá-lo sempre. Esse indicador mede o valor de descontos concedidos por cada loja. Deve ser feita a apuração diária, favorecendo a comparação com outros períodos.

Margem de lucro

O indicador de margem de lucro para as vendas da loja parece simples, mas, sem ele, não há como estabelecer controle algum. Você pode usá-lo entre lojas, para definir uma escala de retorno financeiro por meio da lucratividade.

Giro de estoque

O giro de estoque corresponde ao tempo que os produtos recebidos ficam armazenados, até serem vendidos. Para uma abordagem completa, vá mais além, considerando os dados de:

  • ruptura;
  • itens em excesso.
  • produtos em falta.

Os indicadores de desempenho para varejo podem transformar seu negócio. Se você procura aumentar o faturamento de sua empresa e conseguir mais tempo livre, então assine agora mesmo a nossa newsletter!