Se você é dono de uma loja, já deve ter se perguntado muitas vezes sobre o que fazer para ter uma melhor gestão de varejo. Afinal, em tempos de crise econômica, todos precisamos melhorar os resultados dos negócios, concorda?

Pensando nisso, no post de hoje veremos os 6 principais erros que comprometem os resultados da sua loja. Continue lendo para conferir!

1. Manter-se desatualizado sobre o consumidor

Há quanto tempo não é feita uma pesquisa de mercado sobre o seu público?

Embora seja comum termos um conceito bem definido de quem é o nosso consumidor, os comportamentos vêm mudando com o boom dos smartphones e tablets. Assim, conhecer a fundo os hábitos dos seus clientes, tanto na loja física quanto on-line, é um diferencial competitivo.

2. Não treinar suficientemente os vendedores

Muitas vezes, a conversão de vendas acaba sendo prejudicada em razão de deficiências no atendimento. Então, depois de dominar o perfil do seu público, é chegada a hora de treinar os vendedores para capacitá-los a prestar um serviço de excelência para o potencial cliente.

Mesmo que a sua equipe já esteja motivada, é sempre necessário orientá-la para que trabalhe de maneira harmônica com as outras áreas.

3. Ter um controle de estoque falho

Tanto a falta de produtos quanto a existência de mercadorias paradas no estoque são problemas que podem (e devem) ser sanados. O controle dos itens que têm mais e menos saída fornece dados relevantes sobre o comportamento dos consumidores, contribui para que as compras sejam realizadas no momento mais adequando e ainda ajuda o planejamento financeiro.

4. Manter uma gestão financeira ineficiente

A deficiência na gestão de varejo costuma estar relacionada a mais de um setor da empresa. Isso porque, inevitavelmente, o problema de uma área tem impacto nos demais departamentos.

Se o setor financeiro não realiza o controle do fluxo de caixa de modo periódico, por exemplo, não é possível acompanhar o desempenho da sua loja em um determinado espaço de tempo.

5. Não contar com sistemas apropriados

Com o avanço das tecnologias, saem na frente as empresas que investem em um sistema de gestão de varejo seguro e simples de usar. Afinal, com um acesso maior a dados confiáveis — e em tempo real, via smartphone ou tablet — você ganha agilidade na hora de tomar decisões.

6. Ter uma comunicação falha entre os times e setores

Por fim, não custa nada ressaltar que uma comunicação eficiente entre os diferentes setores de uma empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, certo?

Então, seja você, gestor, o primeiro a incentivar o diálogo aberto, o feedback profissional e a troca de informações para o aprimoramento do desempenho geral! Deixe claro que o objetivo de todos é o mesmo: efetuar a venda e fidelizar o consumidor.

Bom, agora que você já sabe o que fazer para melhorar a sua gestão de varejo, não perca mais tempo! Lembre-se de que é indispensável manter o cadastro de clientes atualizado, já que isso possibilita identificar tendências e fidelizar o público, entre outras vantagens.

E aí, gostou do nosso post? Saiba que a ID Brasil tem soluções que permitem aprimorar a gestão da sua empresa. Clique aqui e solicite mais informações!