Quando se trata de gestão de pessoas, o primeiro impulso do gestor é o de fazer a equipe alavancar o negócio, certo? Mas e quando ela já chegou lá? Neste momento, é importante ter em mente que é preciso encontrar formas de manter os resultados da equipe e promover a melhoria contínua do processo.

Para que isso ocorra, é importante apostar no desenvolvimento do time, objetivando esta maturidade da equipe seja impulsionada de forma positiva e inspiradora.

Lembre-se que os colaboradores precisam “jogar junto” para desejar junto a você que os resultados sejam cada vez melhores.

É neste momento que o seu papel de liderança é fundamental para motivar os colaboradores a desempenharem suas funções de modo a ter como meta o crescimento da empresa, que certamente os beneficiarão a médio ou longo prazo.

Você pode estar se perguntando como fazer isso, certo? Há diferentes técnicas para motivar e desenvolver a sua equipe e você pode usar aquela que se encaixa melhor com o perfil de seus colaboradores. A sua percepção como líder é fundamental para isso.

Portanto, veja a seguir algumas dicas de como impulsionar a sua equipe e mantê-la motivada para desafios ainda maiores na empresa!

Observe a equipe

Talvez este seja o ponto fundamental do desenvolvimento da equipe. Por meio da observação, você terá um overview do funcionamento do trabalho de forma ampla, entendendo os processos e, principalmente, analisando como os colaboradores desempenham suas funções.

Lembre-se que o capital humano é o maior valor de uma empresa. Portanto, você precisa ter a percepção de que os colaboradores estejam alinhados às suas funções de acordo com seus perfis.

Uma inadequação neste quesito pode impactar diretamente em todo o processo. Por isso, observe o nível de satisfação dos funcionários com o trabalho que desempenham.

É importante também que esta observação seja feita de forma que não seja ameaçadora ou de repreensão dos liderados. Ou seja, observe, mas não intimide. Neste momento, o tom ideal é o de análise. Faça isso com uma frequência que permita a você perceber comportamentos e pontos fortes e fracos de sua equipe.

Faça relatórios

A observação da equipe deve ser expressa de forma que traduza a real produtividade dos colaboradores. Para isso, alie o que você absorveu durante a observação e compare aos rendimentos práticos da empresa, ou seja, aos números e às considerações.

Ao produzir o documento, você terá subsídios concretos sobre o desempenho efetivo da equipe, alinhando a produtividade às metas que devem ser alcançadas ou ampliadas.

Crie o hábito do feedback

O feedback é uma ferramenta valiosa para que você mostre para a sua equipe pontualmente o que precisa melhorar e o que deve ser mantido.

A conversa individual com cada colaborador é bastante significativa. É neste momento que você poderá discutir com ele os pontos que devem ter mais atenção e também os comportamentos considerados assertivos ou que precisam ser transformados.

É a hora do elogio e do “puxão de orelha”, se for o caso. Aproveite este momento para entender um pouco mais os membros do time, bem como para conhecer suas fraquezas — para desenvolvê-las positivamente — e seus pontos fortes.

Viu como a gestão de pessoas é fundamental para desenvolver o time e melhorar os resultados da equipe? Procure por ferramentas que podem ajudar a organizar os dados e comece agora o desenvolvimento da equipe!

Gostou das dicas deste post? Então entre em contato com a ID Brasil e conheça os melhores métodos de automação comercial para a sua empresa!