Um planejamento orçamentário completo e bem estruturado é fundamental para que a empresa consiga obter uma gestão que apresente bons resultados e melhorar cada vez mais seus objetivos e lucros.

Diante disso, é preciso que o gestor tenha atenção ao máximo na hora de tomar esse passo importante, a fim de evitar erros que podem comprometer o desempenho das finanças.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar alguns equívocos comuns e que devem ser evitados para que a empresa tenha saúde financeira e consiga operar com suas contas sob controle. Continue a leitura.

A importância do planejamento financeiro

O departamento financeiro é uma das áreas mais relevantes de uma empresa. Ele será o responsável pelo gerenciamento de todos de recursos da empresa, sendo inclusive um fator determinante para a sobrevivência dos negócios em seus primeiros anos de vida, assim como sua permanência em atividade.

Quando um planejamento financeiro é feito e utilizado da maneira correta, é possível definir metas e projetar o crescimento contínuo e consistente no mercado de atuação. Quando isso não acontece, no entanto, todo o desempenho da empresa pode ser comprometido significativamente.

Erros do planejamento financeiro a serem evitados

Entre os principais erros cometidos na hora de determinar um planejamento financeiro eficiente, estão:

Pressa na hora de desenvolver o planejamento financeiro

Devido à sua importância, é preciso que o planejamento financeiro seja desenvolvido com calma e atenção. O indicado é que o profissional responsável tenha conhecimento aprofundado sobre a empresa, a fim de determinar como os recursos disponíveis poderão ser investidos de acordo com as necessidades de cada área.

Falta de objetivos e metas claras no planejamento

Ter objetivos e metas claras serve de norte para todo o planejamento financeiro, uma vez que, a partir dessa definição, será determinada toda a aplicação dos investimentos. Para fazer bom uso do orçamento, é preciso conhecer bem a empresa e suas necessidades.

Falta de revisões periódicas no planejamento

Tão importante quanto ter metas claras e bem definidas é revisá-las periodicamente para conferir se o andamento do que foi planejado está de acordo com as previsões iniciais. Esse procedimento é fundamental para mensurar resultados, assim como identificar e fazer possíveis correções sempre que necessário.

Tratamento igual para todos os departamentos

Cada departamento de uma empresa tem suas próprias características, demandas e necessidades. Assim, é preciso que o planejamento financeiro leve em consideração essas diferenças na hora de definir quais áreas serão prioritárias e, portanto, devem receber mais investimentos.

Centralização das tomadas de decisões

Tomar as melhores decisões para a empresa é um processo que exige uma visão ampla e cuidadosa. Por isso, é importante que esse processo não seja feito de maneira centralizada, evitando uma visão unilateral e diminuindo os riscos de erros de interpretação e projeção de cenários.

Como desenvolver um bom planejamento orçamentário

Um planejamento orçamentário correto permite que o gestor realize uma administração mais realista e pautada em informações confiáveis. Entre as principais vantagens encontradas, estão:

  • possibilidade de projeção de cenários;
  • melhor análise do contexto atual da empresa;
  • possibilidade de confrontar periodicamente os resultados obtidos com as metas estabelecidas;
  • maior precisão de informações para a tomada de decisões importantes.

Neste artigo, falamos sobre erros que podem comprometer o planejamento orçamentário e sua importância para que a empresa possa atingir bons resultados, de acordo com as metas estrategicamente traçadas.

O gestor que deseja obter sucesso deve ter atenção a esse fator e elaborar um projeto realista e capaz de promover o crescimento constante de todos os envolvidos.

Se gostou do nosso artigo e deseja receber mais conteúdos relevantes relacionados ao tema, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!