Quem não é visto não é lembrado, diz o ditado. Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, a presença nas redes sociais é fundamental para empresas que desejam expandir seu público, fortalecer sua marca e, consequentemente, aumentar seus ganhos.

As redes sociais têm revolucionado a maneira como as pessoas se expressam, se relacionam e consomem. Uma pesquisa feita pela CivicScience e divulgada pela eMarketer revelou que os consumidores entrevistados são diretamente influenciados pelos anúncios que aparecem em suas timelines. Ou seja, investir em redes sociais gera conversão em vendas.

Neste artigo, falaremos sobre o tema e mostraremos a importância de a sua empresa estar presente nas redes sociais, com uma gestão atualizada, engajada e que conquiste novos clientes. Continue a leitura e confira.

A importância do marketing digital

Uma estratégia de marketing digital eficiente é fundamental para uma empresa estar bem posicionada no meio virtual. Atualmente, redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube apresentam grande poder de influência na formação de opinião e decisão de compra do consumidor.

Isso acontece porque a publicidade na internet é bem mais próxima do cliente quando comparada aos meios tradicionais de propaganda (rádio, TV, outdoor etc.). A interatividade possibilitada pelas redes sociais faz com que haja mais proximidade com a marca, que por sua vez pode alinhar melhor sua estratégia e ter um diálogo mais assertivo.

Na rede social é possível medir resultados

Uma das grandes vantagens da propaganda nas redes sociais é a possibilidade de medir resultados de campanhas e analisar o retorno sobre o investimento (ROI). Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil identificar possibilidades e corrigir possíveis falhas nas estratégias adotadas.

Ferramentas como o Google Analitycs, por exemplo, possibilitam saber de onde vem a audiência da sua marca na internet, assim como a eficiência e qualidade de navegação de seu site, blog ou loja virtual.

Também é possível captar novos clientes e aumentar o alcance da marca, por meio de assinatura de de newsletter, geração de pedidos e downloads de aplicativo, entre outros recursos.

Como medir a eficiência da sua marca nas redes sociais

Entre os diversas maneiras de medir a relevância da sua marca nas redes sociais estão:

Conversões

Mais do que medir o número de conversões, é possível saber o trajeto que o consumidor fez até realmente se decidir pela compra. Por exemplo, é possível identificar se o cliente consultou outros itens da loja virtual e quais são os produtos que mais o atraíram.

Informações relevantes e metas de conversão

Uma campanha de marketing digital bem estruturada também permite a coleta de diversas informações relevantes, como a origem da venda, por exemplo. A partir disso pode-se criar metas de conversão para mensurar a eficiência de cada rede social utilizada.

Parâmetros nas URLs

É possível criar URLs personalizadas de acordo com campanhas específicas para cada rede social (Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, Youtube etc.), que vão facilitar muito a análise, o direcionamento e os investimentos futuros da empresa.

Por exemplo, os parâmetros de URL podem ser usados para identificar a origem do tráfego e apontar quais anúncios ajudaram a gerar uma conversão. Assim, você saberá qual rede social, por exemplo, entregou o anúncio de forma mais eficiente e poderá investir mais nela, enquanto aprimora a estratégia para os outros canais.

Neste artigo falamos sobre a importância da presença nas redes sociais para empresas que querem fortalecer sua marca e aumentar suas vendas. Usar o poder de influência das redes sociais em benefício da sua marca pode ser um fator decisivo para o seu sucesso.

Gostou da leitura? Então assine a nossa newsletter para receber novos conteúdos exclusivos!