Mais do que conhecer de moda e estar antenado com as últimas tendências, a boa gestão de loja de roupas exige bastante trabalho e cuidado com o negócio. É preciso administrar contas, despesas, estoque, funcionários e sistema de vendas, entre outros aspectos. Esse conjunto de atividades é que garante o sucesso.

Porém, muitos empresários desconhecem os benefícios de uma boa gestão e como uma administração correta pode alavancar o comércio. Com isso, acabam adotando processos falhos, não se preocupam com aspectos básicos da empresa e não desenvolvem uma rotina eficiente de vendas, o que prejudica a loja.

A importância do controle de estoque

Entre os diversos aspectos da gestão de loja de roupas, a administração do estoque é fundamental para o funcionamento do empreendimento. Afinal, qual cliente frequenta um estabelecimento em que não consegue encontrar os produtos que deseja? É preciso ter as mercadorias em mãos e disponíveis.

Dessa forma, é necessário desenvolver um processo de reposição das peças de roupas — levando em consideração, é claro, a sazonalidade — e criar um mecanismo de organização que facilite o acesso dos vendedores a elas. Isso favorece a apresentação aos clientes e torna mais rápido o sistema de vendas.

Além dessa organização, é preciso acompanhar a entrada e saída das roupas, pois, assim, evita-se de ter um volume maior de determinadas peças e outras de menos. Isso também ajuda a planejar a reposição de estoque e garantir o bom funcionamento da loja e um atendimento de maior qualidade.

Benefícios de uma boa gestão

Mas não é apenas na coordenação do estoque que a boa gestão impacta positivamente a loja. Existem diversos outros benefícios da administração correta. Nos parágrafos a seguir explicamos alguns deles. Confira!

Gastos controlados

Toda empresa possui despesas: água, energia, aluguel, funcionários, estoque e marketing, entre outros. Isso sem contar os investimentos necessários a fim de otimizar as operações e crescer o negócio. Qualquer desequilíbrio nessas contas coloca em risco o funcionamento da empresa.

Controlar os gastos é assegurar que os valores que entram em seu caixa são suficientes para pagar as suas despesas, assim como orientar as possibilidades de investimentos. Portanto, fazer esse acompanhamento é essencial.

Definição e acompanhamento de metas

Para crescer e ganhar mercado, uma loja precisa definir objetivos e metas. Uma gestão de qualidade estabelece esses pontos de trabalho e orienta a equipe para o seu cumprimento. E mais: faz isso determinando as prioridades para cada momento, o que torna mais eficiente esse trabalho.

Porém, não se pode contentar com alguns objetivos. A cada meta cumprida é necessário estabelecer uma nova, mas esse processo deve estar alinhado com a política de crescimento em longo prazo da loja. Uma etapa de trabalho que é definida pela administração.

Análise de desempenho

Além de definir e acompanhar os objetivos, é preciso avaliar o desempenho do trabalho. Existem diversos aspectos que devem ser analisados, como eficiência da venda, controle do estoque e contribuição do marketing, entre outros. Um bom administrador ou gerente conta com mecanismos para essas avaliações.

Alguns deles podem ser o cumprimento de metas preestabelecidas, pesquisa com clientes, conversas com os colaboradores, acompanhamento das métricas de marketing e outros mecanismos.

Sistema de gestão

Administrar uma loja é trabalhoso e é preciso controlar diversos aspectos do negócio. A fim de facilitar esse processo, existe o software de gestão. Com essa ferramenta, é possível integrar as informações de vendas com o estoque, coordenando o fluxo de mercadoria quase que em tempo real.

Além disso, você consegue registrar todas as despesas e entrada de dinheiro, o que facilita o controle de caixa. Outro ponto positivo é reunir dados dos clientes e, com isso, traçar estratégias de marketing e vendas mais eficientes.

Gostou deste artigo sobre gestão de loja de roupas? Então não deixe de ler este texto com os benefícios de um sistema de gestão para o varejo.