Todo empresário que atua no varejo e busca o sucesso de seu negócio deve estar atento à importância de um controle financeiro adequado para manter as contas sob controle e evitar prejuízos significantes. Para ajudar nessa missão, é fundamental ter conhecimento sobre a real situação da empresa, quais são os pontos fortes e o que precisa ser ajustado.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar a relevância de um planejamento financeiro eficiente, capaz de manter a gestão sob controle e otimizar recursos e resultados. Continue a leitura e confira dicas que podem ser úteis!

A importância do controle financeiro para o varejo

Ter controle sobre as finanças da empresa é uma forma de o empresário obter informações que vão servir de base para a tomada de decisões importantes. Por meio dele, é possível obter relatórios financeiros que contenham dados sobre patrimônio e fluxo de caixa, entre outros pontos.

Também é possível identificar erros de maneira mais rápida e precisa, o que acaba minimizando as consequências, além de ser útil para evitar que eles voltem a acontecer, principalmente para empresas menores ou que estejam no começo de suas atividades.

A relevância de se elaborar demonstrativos financeiros e resultados

Os demonstrativos financeiros são compostos por relatórios com informações contábeis sobre a loja, que, devido ao seu detalhamento, facilitam uma análise vertical e horizontal da situação de diferentes setores.

Para elaborar um bom demonstrativo financeiro, é indicado que se estabeleça um cenário comparativo entre índices passados e indicadores futuros preestabelecidos, que vão servir de referência na hora da análise.

É importante acompanhar periodicamente metas (de curto, médio ou longo prazo), evolução, pontos fortes, expectativas e principalmente resultados e aspectos que necessitem de correção.

Boas práticas para um controle financeiro eficiente

Confira algumas práticas de gestão que podem contribuir para um controle financeiro eficaz:

Utilize um software de gestão para registrar todas as movimentações

A tecnologia pode ser grande aliada do gestor quando o assunto é controle financeiro. Com um sistema de gestão adequado, é possível, entre outros fatores, ter acesso rápido e fácil a informações relevantes, assim como identificar e ajustar desvios com muito mais autonomia.

Com funcionamento simples e prático, um sistema tecnológico possibilita o registro de todas as movimentações da loja, sendo perfeito para quem busca agilidade e crescimento de seu negócio.

Elabore uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Uma DRE tem como principal objetivo mostrar de maneira detalhada os resultados líquidos da loja, estabelecendo o confronto entre custos, despesas e receitas. O documento pode ser apresentado como um resumo dos resultados financeiros da empresa.

Elabore uma Demonstração do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é útil para projetar todas as entradas e saídas de recursos da empresa, indicando o possível saldo esperado no período. Sendo assim, é importante fazer uma demonstração do fluxo de caixa para manter o controle da empresa e tomar decisões mais precisas.

Faça um plano de contas e mantenha controle rígido de gastos

O planejamento de contas é uma ferramenta indispensável para organizar todas as despesas (fixas e variáveis) da empresa em determinado período. Ele é muito importante para manter o controle de gastos e garantir que a empresa “opere no azul”.

Neste artigo, falamos sobre os benefícios de se manter um rígido controle financeiro para que as empresas aproveitem ao máximo todas as suas potencialidades e, consequentemente, aumentem seus lucros. Com planejamento, disciplina e foco, é possível fazer uma gestão eficiente e bem-sucedida.

Se quiser saber mais sobre o tema e tirar alguma dúvida, entre em contato conosco. Até a próxima!