O controle de estoque é algo muito importante em todo tipo de negócio. Por meio dele, os resultados no final do mês podem ser melhores ou piores. Para que você consiga ter mais eficiência na hora de fazer o seu, existem algumas dicas bem importantes a serem seguidas.

Pensando em aumentar a lucratividade e a sustentabilidade da sua loja, separamos as principais ações que você precisa tomar!

1. Crie padrões e regras de organização

A primeira coisa a fazer para melhorar o seu controle de estoque é organizá-lo. Quem trabalha no comércio tem um volume alto de itens a serem administrados e, para que isso seja possível, é fundamental conseguir manter cada coisa em seu lugar.

Uma vez organizado, ele só se manterá assim caso existam regras e padrões de como cada coisa deve ser armazenada. Tenha o cuidado de defini-los de maneira lógica e produtiva.

2. Estabeleça uma agenda de compra

O dono de negócio que deixa as compras para quando o volume de estoque está baixo demais corre sempre o risco de ficar sem algum produto e também de pagar caro, já que tentar negociar com um fornecedor às pressas geralmente não é algo muito fácil.

Para evitar correrias e ter mais chances de descontos, crie uma agenda e planeje bem as suas compras. Reveja os itens que precisam ser repostos e faça pedidos no tempo correto para dar aos seus fornecedores um prazo de entrega mais seguro.

3. Cheque seu controle de estoque periodicamente

Um grande erro cometido por alguns empresários é ficar muito tempo sem conferir como anda o controle de estoque. Ainda que se tenha uma agenda de compras bem definida, pode ser que alguns itens acabem sendo vendidos em um ritmo diferente do esperado. O ideal é estabelecer limites máximos e mínimos bem definidos.

Ao deixar de conferir os registros por muito tempo, a margem de risco de se ficar sem algum produto torna-se maior. Além disso, dependendo da época, pode ser necessário fazer algumas promoções para liberar espaço para coleções mais novas que estão para chegar.

4. Mantenha um inventário físico

Mesmo tendo um bom sistema de gestão do estoque, é necessário manter um acompanhamento físico dos produtos. O motivo é que podem existir perdas de mercadorias por falta de controle nas vendas, danos e, até mesmo, furtos.

Ao utilizar um inventário físico bem atualizado, se houver uma diferença significativa de itens no estoque, vai ser mais fácil percebê-la rapidamente e tomar providências para eliminar esse problema.

5. Monitore o giro dos produtos

A definição de um bom mix de produtos ajuda bastante na fidelização de clientes e também na melhoria da margem de lucro do negócio.

Para conseguir perceber, de maneira mais assertiva, quais tipos de produtos são os mais adequados para a sua loja e para os seus clientes, é preciso acompanhar o ritmo de vendas de cada um deles. Isso também ajudará na sua seleção de fornecedores.

6. Utilize códigos de barras

A automação traz muito mais eficiência para a gestão de qualquer negócio e deixar de lado ferramentas de controle, como, por exemplo, o código de barras, é um grande desperdício de potencial administrativo.

Esse sistema é uma metodologia bem madura e de fácil aplicação. Não deixe de usá-lo também na sua loja.

Para conhecer mais dicas sobre como melhorar o seu controle de estoque, gerenciar melhor o seu negócio e ficar por dentro das novidades do mercado, curta a nossa página no Facebook. Temos sempre um conteúdo útil e prático para você aplicar!