Conheça os desafios na administração de franquias!

Neste artigo, abordaremos os principais desafios enfrentados na administração de franquias. Ainda que este ramo de negócio esteja em plena expansão no mercado, obter êxito nesse tipo de empreendimento não é uma tarefa simples.

Alguns critérios são fundamentais para direcionar a gestão por um caminho mais seguro e que permita potencializar os lucros. Pensando nisso, listamos aqui as melhores sugestões para superar os desafios exigidos na administração de franquias e garantir mais solidez aos negócios. Boa leitura!

Como superar os desafios nessa área de negócio?

Administrar uma empresa é uma tarefa complicada, especialmente no atual cenário econômico de crise, que desafia os gestores. É preciso buscar medidas para minimizar as falhas comuns — que nem sempre são percebidas —, pois elas podem impedir o sucesso do investimento.

Mesmo que o momento não apresente as condições ideais para atingir o máximo potencial, investir no sistema de franquias pode sinalizar excelentes resultados. Entretanto, o sucesso nos negócios depende de vários fatores. Confira, a seguir, os mais importantes:

Utilizar mecanismos de medição de desempenho

O uso de métricas para medir o desempenho e analisar as informações de forma eficiente e contínua é essencial ao negócio. Essa medida possibilita, na prática, a garantia de importantes processos que sinalizam excelência à gestão de franquias.

Entre os mais determinantes, estão indicadores de dados financeiros mais apurados, predição de erros, ações preventivas, investimento em marketing e gestão de projetos.

Melhorar a comunicação com a equipe

Para o bom andamento do negócio, o empreendedor precisa contar com uma equipe que esteja apta a lidar com a rotina do negócio. Assim, a boa comunicação com os funcionários garante a clareza e a manutenção de ações que possibilitem o alcance das metas mais importantes.

Evitar o acúmulo de funções

Uma gestão inteligente deve investir em treinamento para ter sempre à disposição um número suficiente de colaboradores para a execução das tarefas mais urgentes.

Centralizar os serviços e saber delegar funções são diferenciais relevantes para evitar o acúmulo de tarefas que sobrecarregam a administração. Não ter esse cuidado pode reduzir a qualidade dos serviços, resultar na perda de vendas e colocar em xeque o futuro da empresa.

Priorizar a “relação ganha-ganha”

Atualmente, priorizar a “relação ganha-ganha” tem se tornado essencial para flexibilizar as negociações entre uma empresa e o seu fornecedor.

Para facilitar o entendimento dessa relação, vamos compará-la com duas conhecidas modalidades esportivas: o tênis e o frescobol. No jogo de tênis, ocorre uma “relação ganha-perde”: se a bolinha cair no chão, fora das linhas limitantes, faz-se ponto. Assim, alguém tem de ganhar sempre. Não há possibilidade de dois vencedores.

Porém, no jogo de frescobol não existe essa característica: para vencer a partida, nenhum dos jogadores pode deixar a bolinha cair no chão. E, neste caso, todos ganham. Assim, a ideia do frescobol é totalmente diferente do princípio do tênis: somos bons — e vencedores — se estivermos nivelados, unidos e nos auxiliando mutuamente.

No universo corporativo, é preciso estabelecer relações no estilo “frescobol” a fim de alcançar benefícios mútuos e manter uma postura cooperativa, principalmente com os fornecedores.

Além desses fatores, listamos mais alguns tópicos que podem ser importantes, como

  • boa gestão de finanças;
  • conhecimento do negócio;
  • investimento em marketing;
  • especialização dos profissionais;
  • execução das tarefas de forma adequada.

Como a tecnologia pode auxiliar a administração de franquias?

Mediante a disponibilidade de recursos tecnológicos, saber lidar com as inovações é uma das questões que mais desafiam qualquer gestor de franquias.

Para ter sucesso nesse ramo, além de ficar atento aos pontos que exigem uma dedicação maior, o conhecimento para acompanhar as tendências do mercado é imprescindível.

Logo, o investimento em sistemas de gestão de varejo e automação comercial — por meio de softwares específicos — pode sinalizar resultados promissores, além de facilitar o gerenciamento do negócio e fortalecer a marca.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios na administração de franquias,  aproveite para curtir o nosso Facebook e acompanhe mais novidades!