Lidar com clientes inadimplentes é uma situação difícil para os empresários. Todavia, como o problema impacta diretamente na empresa, atingindo os resultados do negócio e podendo gerar muitos prejuízos, é necessário estar atento a ele e saber como lidar com a situação.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com algumas dicas que vão ajudar você a lidar com a inadimplência por meio de soluções que visam minimizar os danos causados por ela, agregando mais valor para o seu negócio.

Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

Faça análise de crédito

Pode parecer óbvia a necessidade de fazer análise de crédito dos clientes, mas muitos lojistas que optam pelos chamados “crediários” realizam apenas uma análise de crédito durante a abertura do cadastro e não costumam voltar para consultar a situação financeira do consumidor a cada nova venda.

Essa prática pode ser prejudicial para o negócio, tendo em vista que o cliente pode ter sua situação financeira alterada a qualquer momento, o que demonstra a importância de realizar uma análise de crédito toda vez que esse cliente procurar o seu negócio para realizar uma nova compra.

Mantenha o cadastro do cliente atualizado

Outro aspecto que deve ser objeto de atenção dos gestores é a questão do cadastro dos clientes. As pessoas podem mudar de endereço, trocar de telefone ou até mesmo de e-mail. Por isso, é necessário manter as informações sempre atualizadas, garantindo que você conseguirá entrar em contato com esse consumidor caso precise falar com ele.

Uma dica para manter o cadastro atualizado é a realização de promoções que solicitem o preenchimento dos dados ou até mesmo a solicitação de atualização do cadastro quando o cliente realizar um nova compra.

Tenha um processo de cobrança estruturado

Outro aspecto interessante na gestão de clientes inadimplentes é a estruturação e definição de um bom processo de cobrança. O lojista deve adotar uma rotina de arrecadação, principalmente se a demanda de inadimplência no negócio é muito alta.

Assim, a melhor forma de colocar isso em prática é elaborando um planejamento e adotando um processo de cobrança estruturado. Por exemplo, o cliente atrasou o pagamento: você vai entrar em contato depois de quantos dias deste atraso? O contato será feito via telefone e depois via correio? Vale a pena estabelecer uma rotina e investir nela.

Estabeleça uma política de crédito

Outra dica importante na gestão da inadimplência é o estabelecimento de uma política de crédito. É necessário que a sua loja tenha regras bem claras quanto ao crédito que é oferecido para os consumidores.

Essa política pode ser baseada, por exemplo, na análise de crédito preliminar, na necessidade de apresentação de um comprovante de renda, de um documento que comprove a residência, entre outros.

Utilize métodos alternativos de pagamento

Uma excelente forma de reduzir o número de clientes inadimplentes se dá por meio da utilização de métodos alternativos de pagamento. Nesse sentido, algumas práticas que podem ser adotadas são as vendas à vista com desconto e a possibilidade de utilização do cartão de crédito, por exemplo.

Facilite a renegociação

Ao identificar o atraso em um pagamento, você deve adotar uma boa estratégia de cobrança. Ela vai fazer toda a diferença nos resultados obtidos. Pensando nisso, nossa dica para o lojista é que ele facilite a renegociação. Esteja aberto a receber propostas do cliente inadimplente, ofereça opções facilitadas de pagamento e busque ao máximo conseguir alcançar o resultado.

Invista em sistemas de gestão

Por fim, quando se fala em inadimplência também se está falando em uma gestão de varejo eficiente. O empresário que atua de forma estratégica deve adotar ações que visem à redução dos casos de inadimplência em seu negócio.

O uso de sistemas de gestão são excelentes opções para as empresas que desejam automatizar seus negócios, trazendo sistematização para todos os processos. Essa prática é uma alternativa para trazer eficiência e aumentar o nível de solução dos problemas com inadimplência.

Como você lida com clientes inadimplentes em sua loja? Compartilhe conosco sua experiência, deixe um comentário e confira como os lojistas lidam com essa situação dentro das suas empresas.

Quer saber como  ID Brasil pode apoiar sua empresa a reduzir a inadimplência dos seus clientes? Entre em contato agora!