Depois de alguns anos, você percebe que sua empresa está cada dia mais consolidada no mercado. Sua companhia já detém uma quantidade significativa de clientes fidelizados, o ramo empresarial em que seu negócio atua demonstra-se bastante promissor e os lucros permanecem constantes e otimistas por mais de 3 anos. Então, é chegada a hora de expandir o negócio!

No entanto, antes de mais nada, é indispensável que seja verificado pontualmente todos os aspectos internos e externos de sua companhia para que o planejamento de expansão desenvolva-se dentro do esperado, sem surpresas.

Para isso, a obtenção de fundos de reserva de investimento e a preparação dos colaboradores para o desempenho satisfatório das funções, à medida que a carga de trabalho aumenta, são algumas das diversas variantes a ser previamente traçadas.

Desse modo, seu negócio estará preparado para dar o próximo passo no mercado. Mas, se ainda assim você não sabe o que fazer para ampliar suas vendas, então confira agora estas possibilidades!

Tenha um bom planejamento para expandir o negócio

Como dito, é importante que, em um primeiro momento, você avalie se os indicadores de desempenho da sua empresa têm se demonstrado otimistas nos últimos anos, como crescimento financeiro, ativos, autoridade da marca etc.

A partir disso, por meio de perguntas estratégicas sobre a concorrência, consumidores, viabilidade de financiamento para expansão, você será capaz de identificar os canais e mecanismos de ascensão mais condizentes com o seu negócio para ampliá-lo sem receios.

Aposte em parcerias

É a tática ideal para aqueles que não estão interessados, de início, em investir na abertura de novas unidades. O cuidado na escolha e manutenção de boas parcerias com fornecedores garante que alguns pontos fracos do negócio sejam compensados, por meio da concessão de insumos com maiores descontos ou com tempo maior prazo para pagamento das compras.

Abra novas unidades

Se seus clientes reclamam da distância que precisam percorrer para adquirir seus serviços e produtos, esse é um ótimo sinal de que a abertura de uma nova unidade possa ser o próximo passo a ser dado. Afinal, muito provavelmente sua marca já conseguiu se posicionar no mercado, mas depende de novos investimentos para prosperar ainda mais.

Assim, faça um estudo de oferta e procura em locais específicos, conheça a fundo em quais outros bairros, cidades ou, até mesmo, estados há uma demanda significativa por produtos e serviços da sua companhia. Após, elabore um plano de negócios relativo à sua nova unidade, capaz de se sustentar sem o apoio financeiro da loja já consolidada. O objetivo aqui é conseguir duplicar a lucratividade, não onerar a unidade mais antiga.

Considere a fusão/aquisição empresarial

Caso a abertura de uma filial esteja além do orçamento de seu negócio, a fusão ou aquisição de outra unidade pode ser uma ótima oportunidade de expansão. No entanto, a medida envolve alguns cuidados prévios. Isso porque, esse processo pode trazer vantagens e desvantagens para sua empresa.

Clientes e colaboradores da unidade antiga podem não se adaptar às mudanças trazidas pela nova marca, e aquilo que seriam benefícios podem se configurar como potenciais problemas se o processo de transição não for bem conduzido.

Quando se trata de uma fusão, duas empresas se juntam para criar uma terceira. Assim, o quadro de pessoal, a cultura organizacional e demais aspectos são unificados. Por isso, conheça a fundo a companhia com a qual pretende fundir e, igualmente, atente-se aos riscos, como o montante de passivo fiscal e trabalhista da outra empresa. Afinal, tudo será de responsabilidade dessa nova empresa criada.

Adote um sistemas de gestão

Investir em software de gestão é outra estratégia poderosa para se garantir a expansão dos negócios com maior segurança. Isso porque, à medida que o número de clientes e estoque aumenta, é essencial que sua empresa conte com o suporte estável de um software para gerir todos os dados empresariais com precisão e agilidade.

No entanto, antes de adquiri-lo, pesquise e conheça de perto quais os programas de gestão disponíveis no mercado são efetivamente capazes de atender às necessidades de seu negócio. Fique à vontade para solicitar um contato sem compromisso e conhecer melhor nossa solução.

Assim sendo, a expansão nas vendas requer a tomada de uma diversidade de cuidados para que prejuízos possam ser evitados ao máximo. A avaliação do desempenho do negócio ao longo dos anos é uma das medidas indispensáveis para que boas parcerias, abertura de filiais e a compra de um software de gestão sejam realizadas com as cautelas devidas.

Quer saber mais sobre como expandir o negócio? Então, siga nossas redes sociais — Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Google+YouTube.