O ticket médio é um indicador muito importante para qualquer empresa, pois demonstra o valor aproximado gasto pelos clientes no estabelecimento. Por meio dessa métrica, é possível planejar ações e alcançar resultados melhores. Mas e quando os números não têm sido satisfatórios? Como aumentar o ticket médio?

Existem alguns procedimentos de fácil execução que podem (e devem) ser colocados em prática, por parte da empresa, de forma que o índice de consumo de cada cliente seja maior.

Continue a leitura deste post e confira algumas ótimas práticas, entre várias outras existentes, que vão contribuir para o aumento do ticket médio de sua loja!

Diversidade de produtos é essencial

Contar com uma maior variedade de produtos é uma tática muito útil para aumentar o ticket médio.

Se você trabalha com comércio de roupas femininas, por exemplo, mantenha um bom estoque de calças, blusas, vestidos e saias de modelos e estilos diversos. Assim, você poder atender aos diferentes perfis de clientes.

Também é interessante disponibilizar acessórios, como brincos, pulseiras, colares, óculos de sol, faixas e laços para cabelos, entre outros, que possam complementar o visual.

Ter um mix de itens para oferecer ao consumidor faz com que ele não saia do seu estabelecimento de mãos vazias. Caso não ache o item específico que estava procurando, pode encontrar outro do seu agrado. Além disso, ainda pode levar algum produto que nem tinha a intenção de comprar para compor o seu look.

Combinação de peças é uma ótima estratégia

Além de disponibilizar itens variados, oferecer artigos que combinem com o produto adquirido pelo cliente também contribui para aumentar o ticket médio.

Dessa forma, se a pessoa comprar uma blusa, por exemplo, mostre um lenço e um casaco que possam formar um look completo. Se o item em questão for uma calça, ofereça um cinto. Lembre-se de sugerir algo que seja interessante para o cliente, levando em consideração o que ele está comprando.

Você também pode montar uma vitrine realçando possíveis combinações entre as peças de roupas e os acessórios disponíveis, estimulando a venda conjunta dos itens.

Programa de recompensas é um diferencial

Você sabia que clientes satisfeitos são um fator decisivo no que se refere ao aumento do ticket médio?

É muito bom se sentir valorizado, não é verdade? Assim, um programa de recompensas, com certeza, vai estimular o consumidor a adquirir os produtos oferecidos pela sua empresa.

Um programa de recompensas não precisa ser algo complexo. Uma forma simples de fazer isso é disponibilizar uma cartela a ser carimbada a cada compra de determinado valor. Quando estiver toda preenchida, (após dez compras no valor estipulado, por exemplo), a pessoa pode trocar por um brinde previamente definido. Do ponto de vista do cliente, ele não estará apenas comprando, mas ganhando algo com essa compra.

Nesse sentido, o cliente vai dar preferência à sua loja em relação a outras que não têm nada a oferecer, além de procurar atingir o valor determinado, sempre que for ao seu estabelecimento, com a intenção de retirar o brinde o mais rapidamente possível. Isso, sem dúvida, vai contribuir para aumentar o ticket médio de sua loja.

Descontos progressivos são uma boa pedida

Outro ponto a ser explorado para aumentar o ticket médio de sua loja é a oferta de descontos.

Você pode fazer promoções e usar frases chamativas, do tipo “Compre três e pague dois!” ou propor redução no valor unitário dos produtos. No último caso, a primeira unidade seria vendida pelo preço normal, a segunda teria 5% desconto e a terceira, 10%, por exemplo.

Descontos progressivos podem ser relacionados à economia e é importante que isso fique claro para o cliente. Assim ele vai se sentir motivado a comprar mais, uma vez que pagará menos em cada unidade de determinado item.

Viu como algumas estratégias relativamente simples podem ajudar a aumentar o ticket médio de sua loja? O uso de alguns recursos, como os que foram citados, vai estimular o cliente a comprar no seu estabelecimento e, consequentemente, aumentar o lucro da sua empresa.

O que você achou do nosso post? Nossas sugestões foram úteis para você? Então, curta a nossa página no Facebook e conheça outros artigos que também podem ser do seu interesse!