Buscar alternativas para atrair clientes para a loja física, aumentar a conversão de vendas e melhorar o faturamento é o ideal de todo empreendedor. Entretanto, o novo padrão de comportamento do consumidor influencia as práticas de consumo e desafiam os lojistas a se adequarem a esse novo modelo.

Competir com as vendas online é possível, mas o seu estabelecimento precisa investir em estratégias que garantam um atendimento com uma qualidade acima da média. Além disso, é necessário oferecer vantagens competitivas para captar e fidelizar o consumidor.

Com o intuito de ajudá-lo nesse propósito, selecionamos algumas sugestões para atrair clientes e aumentar as vendas. Continue a leitura e veja como alcançar essa meta!

A influência do atendimento na fidelização de clientes

Diante do atual cenário de crise econômica, manter a estabilidade financeira de uma loja física não é uma tarefa fácil. Muitos são os desafios enfrentados por quem atua nesse segmento, mas a boa notícia é que é possível superá-los por meio de decisões assertivas.

Pesquisas recentes pontuam que o Brasil é um dos piores países em atendimento ao cliente. Partindo dessa realidade, não é difícil concluir que vale a pena cada centavo e esforço empregados em melhorias nesse quesito. E, certamente, o retorno será garantido.

Além da escolha do ponto de vendas (PDV) mais adequado ao seu negócio, um dos aspectos mais importantes é o foco na qualidade do relacionamento com o consumidor.

Por isso, mesmo que a sua loja seja linda, atrativa e bem localizada, o que fará a diferença no índice final de vendas é a forma como você se lida com o cliente. O fator de avaliação que mais pesa na decisão de retornar — ou não — ao seu estabelecimento é o tratamento recebido por seus atendentes.

Logo, é possível vender mais na loja física, competir com a praticidade e os preços do mercado online, e continuar firme em seu ramo de atuação. Basta oferecer ao cliente uma experiência maravilhosa — e única!

As melhores formas de atrair clientes para a loja física

Atrair pessoas e transformá-las em clientes em potencial vai além de uma simples venda. E neste tópico vamos trazer algumas alternativas que podem ajudar no alcance desse objetivo. Confira!

Desperte a curiosidade

Ofereça um diferencial que mexa com as emoções e agregue valor, pois os clientes modernos estão mais exigentes e alinhados às novidades. Use estratégias que estimulem uma experiência multissensorial: explore a influência de todos os sentidos do corpo e potencialize o seu PDV.

Invista em uma boa localização

Aproximar-se do cliente pode ajudar na conversão de vendas e na maximização do lucro, pois muitos consumidores têm o hábito de pesquisar na internet onde estão as lojas mais próximas antes de sair para comprar algo. Por isso, é importante facilitar esse processo e permitir que o seu estabelecimento seja encontrado pelos clientes mais facilmente.

Explore as redes sociais

Diante das mudanças nos hábitos de consumo, divulgar a sua marca nas redes sociais é essencial. Assim, explore ao máximo essa oportunidade para aumentar as chances de captar novos leads e vender mais. Procure se destacar em todas as mídias: crie uma fanpage estilosa, mostre boas fotos de seus produtos e ofereça descontos competitivos.

Use a criatividade

Considere manter um e-commerce com os mesmos produtos de sua loja física para atrair mais pessoas e divulgar a sua marca. Porém, use a criatividade e um marketing inteligente. Realize, por exemplo, uma promoção regional — e online — e garanta descontos especiais para quem retirar os produtos na loja física.

Investir em medidas para atrair clientes para a loja exige um diferencial e adequação às mudanças do padrão de consumo. Ouse, inove e aposte em seu potencial. Esteja alerta às tendências e procure humanizar as relações: afinal, priorizar a excelência no atendimento abre possibilidades para o sucesso.

Gostou deste artigo? Aproveite e leia também sobre a importância de fazer o controle financeiro em sua loja e garanta mais estabilidade!