Quem disse que a sazonalidade precisa ser uma ameaça para seu negócio? Com um bom planejamento e um calendário promocional, você pode aproveitar datas e eventos específicos para dialogar com os clientes, ampliar a visibilidade da sua empresa e aumentar o valor da sua marca.

Além disso, são oportunidades ideais para consolidar o posicionamento da sua empresa no mercado, estreitar os laços com fornecedores e, claro, girar o estoque de produtos que têm menor volume de vendas.

Datas marcantes, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e as específicas de cada setor (nesse caso, as que se relacionam com seu público, ok?) são também épocas estratégicas para campanhas de marketing ou institucionais e lançamento de produtos.

E aí, convencido de que você precisa aproveitar o quanto antes os benefícios de ter um bom calendário promocional? Então, acompanhe nossas dicas para aprender a usá-lo a favor das suas vendas.

Faça um levantamento estratégico das datas comemorativas

O sucesso das intervenções, dos planos de marketing e demais ações de venda está em atender diretamente ao desejo, às necessidades e expectativas do cliente. Com o calendário promocional, a linha de raciocínio é exatamente a mesma. Você deve selecionar as datas que fazem sentido para seu público e que estejam coerentes com a natureza do seu negócio.

Se você trabalha com Educação, por exemplo, o dia dos professores é uma boa oportunidade. Já uma data religiosa, pode ficar totalmente deslocada no contexto da sua empresa. Mas se seu negócio tem a ver com moda, datas em que se trocam presentes e mudanças de estação são ótimas opções para se investir em campanhas de vendas.

Desenvolva uma programação para cada campanha

As campanhas têm vários pontos positivos e muito a acrescentar, só não se esqueça que sem planejamento elas podem se tornar um problema. Portanto, elabore e desenvolva tudo com antecedência. Verifique o estoque, a disponibilidade dos fornecedores, as variações de preço, validades, investimentos necessários, margem de lucro esperada, enfim, tudo.

Anote tudo e verifique se essa alternativa é mesmo viável para sua empresa. Trabalhe de forma integrada com os demais setores envolvidos, como compras, marketing, logística e atendimento. Assim, sua estratégia fica mais estruturada e as chances de sucesso são maiores. Uma liquidação precisa ser muito bem delineada.

Coloque a essência de sua marca nas campanhas

Sabe uma outra estratégia interessante? Personalizar suas ações, colocar sua identidade na temática da data. Fuja das abordagens genéricas e aproveite as datas comemorativas para expressar seus valores, a postura da empresa e posicionamento da marca.

Prepare a divulgação das ações com antecedência

A visibilidade gerada para a campanha está intimamente relacionada à performance e aos resultados. É preciso traçar uma estratégia consistente e comunicá-la a seu público.

Não deixe para a última hora tópicos importantes, como linguagens, canais de distribuição, mote, conteúdo, entre outros. E claro, pense antes no orçamento, para evitar gastos desnecessários e dores de cabeça.

Contar com um calendário promocional deixa suas estratégias de vendas mais próximas do público e amplia as chances de ganhos. Com essas dicas, você poderá desenvolver ótimas campanhas e movimentar bem o caixa.

Gostou do post? Para continuar acompanhando nossas dicas e materiais, assine nossa newsletter.