Um estudo divulgado recentemente divulgado pela Harvard Business Review discutiu a importância de priorizar medidas para conquistar e fidelizar o cliente. Mediante a competitividade atual, investir em estratégias para garantir uma ótima experiência do cliente pode gerar resultados impressionantes para os negócios.

O mercado varejista está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente. Quem não se adaptar a essa realidade corre o risco de ficar para trás. Assim, as organizações precisam buscar posicionamento e diferenciação relevantes a fim de manter a liderança e incomodar a concorrência.

Nesse contexto, se você está em busca de alternativas para proporcionar ao cliente uma experiência magnífica e que garanta o destaque da sua loja no ranking das melhores no seu segmento, este é o caminho! Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

Como preparar a sua loja para atrair mais clientes?

Todo lojista já sabe que a aparência da loja é um fator muito importante, já que impacta diretamente nos resultados do negócio. Por isso, convém investir em medidas que transformem a sua loja em um espaço ideal para atrair mais clientes e aumentar a conversão de vendas.

Vale ressaltar que a experiência do cliente pode ser considerada um misto entre a imagem da empresa, seu atual desempenho e as emoções que são despertadas nos clientes. Logo, é necessário buscar meios de melhorar esse relacionamento, já que esse é um processo que influencia tanto de forma consciente quanto inconsciente.

Nesse sentido, investir em medidas para tornar a sua loja mais atrativa é um passo importante para o fortalecimento da sua marca. Observe, então, as seguintes dicas:

Tornar a loja bem aconchegante e agradável

Usar a criatividade é um importante passo para fazer do seu estabelecimento um lugar bem aconchegante para que as pessoas se sintam bem. Invista em detalhes pertinentes ao produto que você oferece. Mais do que se imagina, aguçar o sentido dos clientes e investir em um ambiente agradável com um bom aroma, iluminação adequada, som e climatização é fundamental.

O nível de bem-estar percebido na sua loja é proporcional ao tempo que o consumidor permanecerá ali. Os clientes estão cada vez mais exigentes e aprenderam a valorizar aquilo que vai ao encontro de seus interesses. Por isso, é essencial priorizar valores que tornem o seu comércio reconhecido entre os demais.

No passado, apenas um preço competitivo era o suficiente para aumentar as vendas. Hoje, o aumento do ticket médio vai muito além disso: os lojistas precisam mesclar preço, qualidade dos produtos, ambiente aconchegante e um excelente atendimento para conquistar e fidelizar seus clientes.

Organizar a disposição dos produtos

Deixar uma vitrine mal organizada e com poeira visível reduz as chances de venda e passa uma impressão muito negativa da sua marca. Sabe aquela premissa de que “a primeira impressão é a que fica”? Então, ela ainda influencia bastante quando o quesito é escolher uma loja ou determinado produto, principalmente quando há múltiplas possibilidades.

Por isso, considerar a adequada exposição do produto que será vendido, priorizar a limpeza e o design da vitrine são fatores que podem chamar a atenção do consumidor. Além disso, a atenção a esses detalhes não pode passar despercebida, já que determinará o índice de conversão de vendas e a continuidade do seu negócio.

Garantir a acessibilidade

Ter um espaço comercial planejado e projetado para garantir o conforto dos consumidores gera mais seriedade à marca e aumenta as chances de vender mais. Fatores que sinalizem modernidade e princípios de sustentabilidade também são valorizados.

O cliente percebe a preocupação da sua empresa em propagar esses valores quando, por exemplo, você reserva um espaço acessível aos portadores de necessidades especiais.

Priorizar a excelência no atendimento

Nos estabelecimentos varejistas, o nível de satisfação do cliente é um dos principais indicadores de desempenho organizacional. Nesse sentido, saber como o cliente percebe a sua marca e como foi a experiência dele com o atendimento durante a compra são aspectos favoráveis à fidelização. Tais critérios são relevantes para direcionar ações que assegurem formas de melhorar a excelência no atendimento.

A sua loja deve proporcionar um relacionamento eficaz a ponto de criar uma impressão positiva na mente do cliente. Isso influencia a construção de uma marca distinta e que seja vista de forma diferente pelas pessoas. Possibilitar esse diferencial é como vender soluções que o mercado ainda não tem — é ser notável, único e lembrado com alegria e satisfação.

Investir no relacionamento pós-venda

A satisfação do cliente resulta de um conjunto de ações que expressam os valores, a postura e a missão do seu empreendimento. É a integração de todos dos fatores que indicam o desempenho de toda a equipe e o tamanho do esforço empregado para atingir esse objetivo. No entanto, igualmente importante é a atenção ao pós-venda.

Logo, a gestão precisa abraçar a ideia de valorizar a opinião do cliente sobre a experiência dele com o produto final. Essa estratégia é imprescindível para aumentar as chances de retorno à loja e fidelizá-lo. Garantir mais qualidade na experiência de compra está diretamente associado ao sucesso da empresa, mas isso só será possível se o foco for o cliente, e não apenas o produto em si.

Por que a experiência do cliente é um diferencial tão importante?

Fidelizar um cliente e deixá-lo satisfeito com os produtos e serviços oferecidos são desafios comuns a toda gestão varejista. Para isso, no entanto, é preciso treinar e capacitar o time para deixá-lo preparado para atender todos as pessoas — até as mais exigentes — de maneira educada e gentil.

Ao promover uma experiência maravilhosa e atender às necessidades, expectativas e emoções do cliente, é muito provável que ele volte logo ao seu estabelecimento. Assim, possivelmente ele recomendará a sua loja a parentes, amigos e parceiros de negócios — isso é fundamental para o crescimento e a rentabilidade do seu empreendimento.

Para alcançar essa meta, é preciso trabalhar a ideia em todos os departamentos e exigir que essa postura seja efetivada. Essa pode ser a solução mais viável para que o cliente consiga reconhecer a qualidade dos seus serviços e perceber que ele é muito mais do que um simples número.

Além de possibilitar a captação e a retenção de clientes, investir na experiência do consumidor ainda gera as seguintes vantagens:

  • facilita a atualização do cadastro de clientes;
  • melhora o engajamento entre cliente e empresa;
  • envolve emocionalmente o cliente;
  • aumenta a confiança do cliente;
  • diferencia o seu negócio da concorrência;
  • converte mais vendas;
  • aumenta o faturamento;
  • fortalece da marca;
  • gera um marketing positivo.

Como um software de gestão pode simplificar o trabalho da loja?

Destacar a sua marca e se manter à frente da concorrência exige o investimento em técnicas inovadoras, soluções e recursos para melhorar a experiência do cliente e conquistá-lo. Nesse sentido, a utilização de um sistema prático e especializado pode tornar a gestão mais dinâmica e acertada em suas decisões.

Além de outros benefícios, a finalização rápida da venda e o acompanhamento do pós-venda podem ser simplificados com a utilização de um software de gestão. Investir em medidas que priorizem a excelência no atendimento pode assegurar uma grande vantagem competitiva e facilitar as vendas.

Com a rápida evolução ocorrida nas últimas décadas, apostar nas facilidades da tecnologia é essencial para aumentar a eficiência e impulsionar os negócios. Diante da competitividade cada vez mais acirrada, é preciso apostar em recursos que tornem a sua loja reconhecida pelos clientes e respeitada pelos concorrentes.

Gostou deste artigo? Então nos acompanhe no Facebook, no LinkedIn, no Instagram, no YouTube, no Google+ e no Twitter para ter acesso a outros conteúdos exclusivos!