As promoções de vendas são incentivos de curto prazo destinadas a estimular uma resposta de compra rápida nos clientes. Porém, para que os resultados traçados no planejamento sejam alcançados, é preciso saber como fazer uma liquidação.
Cupons, ofertas exclusivas, programas de fidelização de clientes, descontos de “dois pelo preço de um” e liquidação de estoque são exemplos de promoções de vendas no mundo do consumidor.
Todas essas estratégias são importantes para atrair novos clientes, e para reter e fidelizar aqueles que já conhecem a marca ou a empresa. Além disso, a liquidação é importante para diminuir um estoque obsoleto ou com produtos próximos à validade. Continue lendo e saiba as melhores dicas para se realizar uma liquidação de sucesso.
Um dos principais objetivos de uma liquidação é diminuir o estoque de determinados produtos. Na verdade, se você não estiver pensando nesse ponto quando planejar uma promoção, melhor rever alguns conceitos, pois é exatamente o que vai acontecer.
Sendo assim, o primeiro passo é realizar um inventário para saber exatamente a quantidade de mercadoria no estoque. A partir desses dados, você poderá definir quais as melhores estratégias a se tomar em uma liquidação.
É importante manter o foco ao decidir por uma liquidação. Muitos gestores e empresários acabam tomando prejuízos, pois confundem queima de estoque com aumento de lucros. Vender muito nem sempre significa faturar alto.
Assim, você deve calcular a sua margem antes de dar o pontapé inicial. Por exemplo, é importante decidir quais formas de desconto usará:
Lembre-se de que as promoções de vendas podem ser divulgadas usando ferramentas de internet (e-mail e site pessoal) e técnicas de marketing (cartões-postais e folhetos que você entrega para as pessoas na rua), entre outros métodos.
A ideia é utilizar meios diferentes para garantir que você atinja o público-alvo. É mais eficaz, porém, executar uma pesquisa para confirmar quais são as mídias mais utilizadas pelo seu público.
O intuito de uma liquidação é atrair um grande número de clientes para sua loja. Se o estabelecimento estiver cheio no período da promoção, significa que a estratégia está tendo êxito.
Porém, se o fluxo de consumidores vai aumentar, é vital preparar a equipe de atendimento para trabalhar em um cenário mais “confuso” e movimentado. Além disso, se achar que mesmo os atendentes treinados não serão suficientes, não hesite em contratar mão de obra.
As promoções de vendas devem ter um começo e um fim claramente definidos. A liquidação será só por um dia, por duas semanas, ou por um mês? Seja o que for, deixe bem claro. “Urgência” é um ingrediente chave nas liquidações, e os clientes costumam responder bem a isso.
Ainda que o seu produto seja de qualidade, e a liquidação, bem desenvolvida, você pode ser prejudicado pela sazonalidade. Isso significa que a mercadoria oferecida pode não ser bem aceita em certos períodos do ano.
Um bom exemplo de sazonalidade é a venda de picolés e sorvetes no inverno. Ou mesmo produtos de São João em períodos natalinos. Para não correr riscos, é importante analisar se vale a pena realizar uma liquidação de produtos em épocas específicas do ano.
Saiba por que você está realizando uma promoção e o que deseja alcançar com ela. Seu objetivo é vender um número específico de unidades para que você possa fazer divulgar uma marca ou produto? Ou é realmente uma queima de estoque?
Essas foram algumas dicas essenciais de como fazer uma liquidação de sucesso. É importante entender que as promoções aumentam suas vendas e fazem com que os clientes sejam mais participativos, mas é preciso seguir alguns passos para não cair em armadilhas. Gostou do assunto? Que tal agora conhecer seis dicas incríveis sobre controle de estoque?
Endereço