Calcular o ticket médio é uma maneira de trabalhar estrategicamente, definindo metas e acompanhando os resultados. No geral, utilizar o sistema de métricas é importante para aprimorar os serviços prestados ao cliente e garantir que a empresa aplique as melhores estratégias para um crescimento estrutural e financeiro.

Neste artigo vamos apresentar os pontos essenciais sobre o ticket médio: significado, cálculo e como melhorar o valor da sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é o ticket médio?

O ticket médio é uma métrica que fornece detalhes sobre o valor médio de compras de um determinado cliente ao longo de um certo período. É usado por uma variedade de empresas para analisar o desempenho dos negócios e as atividades de vendas.

Além disso, o ticket médio pode ser usado para conhecer o comportamento geral de todos clientes. A métrica é aplicada em empreendimentos de diferentes setores, porém, é frequentemente aplicada em empresas do varejo e fornecedores de cartões de crédito.

Qual a importância de calcular o ticket médio?

Erros de planejamento podem custar caro. Por isso, os empresários precisam de ferramentas, informações e relatórios adequados, bem como dados de métricas para gerenciar corretamente seus recursos internos.

O ticket médio é a ferramenta que permite ao gestor trabalhar com números coesos e precisos, detalhando dados sobre as vendas e identificando melhorias para um aumento de faturamento.

A sua importância se torna clara quando esses benefícios, naturalmente, refletem em maior competitividade e segurança do negócio.

Muitos empresários focam o trabalho em questões abstratas, porém mensurar o ticket médio pode ser um atalho para um verdadeiro aumento de lucros.

Como calcular o ticket médio?

Para calcular o ticket médio, os valores das vendas são totalizados em um período de tempo especificado e divididos pelo número de vendas realizadas. A fórmula é a seguinte:

Ticket Médio = total de vendas em R$ / número de vendas realizadas

Como aumentar o ticket médio da empresa?

Como a maior parte dos resultados das métricas, o valor do ticket médio também pode ser aumentado. Veja algumas maneiras de se conseguir isso.

Defina metas diárias ou semanais e gerencie a equipe

Uma ótima maneira de aumentar o ticket médio é definir alvos para a equipe aspirar. Meça o valor do ticket das últimas semanas. Calcule a média e aumente em 10 ou 20%. O número obtido será a meta a ser alcançada. Apresente o objetivo a todos os colaboradores. Se a equipe for lembrada com frequência, estará sempre mais concentrada ao alcance de resultados.

Crie promoções no ponto de venda

Oferecer produtos ou serviços adicionais a todos os clientes no ponto de venda é uma técnica simples, porém eficiente para o aumento do ticket médio. Você pode usar cartazes de sinalização e demais elementos visuais capazes de chamar a atenção do público.

O fato é que, todo cliente gosta e se sente atraído por uma promoção. Porém, para que a estratégia funcione corretamente, é importante uma pesquisa voltada para o interesse do público.

Estruture o preço dos produtos estrategicamente

Se houver certos produtos que você vende bem e, com um estudo prévio e detalhado, entender que o aumento do preço não comprometerá seu número de vendas, é uma boa oportunidade de rever a oferta. É importante entender que o preço, nesse caso, não será seu diferencial competitivo.

Atribuir a psicologia dos preços é uma maneira estratégica de atrair a atenção dos potenciais clientes e instigá-los a conhecer o produto. Para isso, você pode reduzir um centavo e evitar números redondos, oferecer o valor da parcela em vez do valor cheio ou até criar senso de urgência, destacando que uma oferta tem tempo limitado.

Invista nos produtos que são mais vendidos

É interessante que você faça, frequentemente, um relatório que evidencie os produtos e marcas que são mais vendidos em sua loja. A partir disso, você entenderá quais peçam atraem mais clientes para seu ponto de venda.

É necessário que haja um planejamento estratégico do estoque desses produtos ou marcas, a fim de ter peças sempre disponíveis para os consumidores. Não deixe de destacar essas peças em sua vitrine ou, até mesmo, nas suas redes de comunicação com o público.

Você também pode atrelar a venda dos produtos que têm mais saída aos produtos que, comumente, não despertariam tanto interesse dos clientes. Assim, você pode oferecer a opção de comprá-los em formato de combo, ou simplesmente disponibilizá-los lado a lado nas prateleiras de sua loja.

Calcular o ticket médio é importante para toda empresa que deseja manter um bom faturamento, mas sempre com um serviço de qualidade. É essencial que o cálculo dessa métrica seja realizado em diferentes épocas. Uma boa dica é trabalhar com números mensais.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado com as nossas postagens.