Fidelizar clientes ao ponto de transformá-los em promotores de uma marca (o boca a boca) é, com certeza, o objetivo de qualquer empresa frente a um mercado cada vez mais concorrido. Atingir esse marco exige, sobretudo, empenho das empresas de modo a atingir os desejos dos clientes.

Conquistar clientes é um processo gradual, estratégico e rentável economicamente. Ele acontece desde o momento em que um potencial cliente tem o primeiro contato com a empresa, passando pela ação da compra, até a garantia da confiança dele durante o pós-venda.

Neste post, você vai conhecer 5 boas maneiras de fidelizar clientes na sua loja. Não deixe passar essa oportunidade de ajudar a sua empresa. Boa leitura!

1. Conheça o seu cliente como ninguém

Conhecer o público que a sua marca pretende atingir é a primeira e mais importante etapa para fidelizar clientes. Além da garantia da qualidade, o seu produto deve ser relevante na vida do consumidor.

Em outras palavras, você precisa conhecer os problemas dos seus clientes para ofertar possíveis soluções específicas. No varejo, setor em que o cliente tem contato com várias marcas, cabe às lojas conhecerem os consumidores e destacarem as marcas e produtos de maneira assertiva.

Dessa forma, será mais fácil oferecer um produto alinhado às necessidades de quem vai comprá-lo. Esse tópico deve nortear todas as estratégias que serão mostradas adiante.

2. Desenvolva uma identidade para a empresa

Sabe por que os consumidores da Adidas, por exemplo, são tão fiéis? Porque, além de vender produtos de ponta, a empresa procura se relacionar com um estilo de vida: a prática de esportes, a vida saudável e o bom gosto.

Em uma gestão de pequenas empresas não deve ser diferente. Qual é a razão do cliente comprar as roupas da sua loja, por exemplo? Tente pensar em algo que faça a clientela ignorar a concorrência e aderir ao produto da sua empresa.

A decoração da loja, a exposição das vitrines e a padronização dos funcionários são detalhes que devem estar alinhados à identidade desenvolvida.

3. Capacite o setor de atendimento

Uma abordagem correta dos atendentes pode ser o diferencial que faltava para um cliente voltar mais vezes à loja. Além de contar com um sistema de gestão para varejo para melhorar o gerenciamento da loja, é importante investir em cursos, por exemplo, para os funcionários aperfeiçoarem técnicas de atendimento.

Se treinar a equipe é importante, cuidar da rotatividade de funcionários também é uma ação que contribui bastante para a fidelização dos clientes. Afinal, ninguém gosta de ir numa loja e a cada visita se deparar com pessoas diferentes.

Então, escutar os consumidores, entender seus anseios e necessidades, e adaptar a abordagem à cada consumidor são pequenos exemplos que tornam a experiência do cliente mais agradável.

4. Estabeleça uma comunicação eficaz

Seja via telefone, e-mail, redes sociais, site ou outros meios, estabelecer um canal entre compradores e empresa é uma ótima estratégia para fidelizar clientes.

Para tanto é importante manter um cadastro atualizado dos clientes da loja. Isso permite o registro das suas interações com a empresa (compras, trocas, pagamentos, reclamações etc) e, por sua vez, melhora o reconhecimento dos hábitos de consumo e frequência de visitas.

Assim, é possível estabelecer um canal eficaz e comprometido com a satisfação de cada cliente, além da possibilidade de fazer pesquisas, transmitir conteúdos e sanar dúvidas que surgirão sobre assuntos do ramo da sua empresa.

Pedir feedbacks sobre a experiência com o atendimento, a qualidade do produto, ou até sugestões demonstra que o cliente é um agente importante no desenvolvimento da sua loja.

5. Ofereça ações exclusivas

Sabendo quem se relaciona com a sua loja — por meio de um cadastro atualizado —, você poderá ofertar promoções, realizar ações de pós-vendas e o encaminhamento de materiais ou outras oportunidades de maneira exclusiva a esse grupo.

Afinal, fidelizar clientes deve ser uma “via de mão dupla”. Ou seja, o que você tem a oferecer àqueles que depositarem confiança na sua empresa?

Portanto, cabe aos empreendedores a realização de uma análise da relação entre a equipe e os consumidores, seguida de uma aplicação gradual das ações para fidelizar clientes, garantindo a satisfação dos compradores frente às estratégias.

Gostou de conhecer as melhores formas de fidelização de clientes? Então, você não pode perder a oportunidade de aprender como aumentar o faturamento da sua loja: acesse aqui. Vamos lá!