Uma equipe bem treinada e preparada é um ponto-chave para a gestão eficiente de uma empresa. Quando se investe em treinamento de funcionários na área de vendas, a tendência é que o time todo trabalhe em uma estratégia unida e de acordo com os mesmos objetivos e diretrizes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de se investir na preparação da sua equipe de vendas, a fim de cativar os envolvidos e fazer com que cada colaborador renda gradativamente mais e melhor, resultando em um trabalho mais produtivo e lucrativo. Continue a leitura e confira 5 dicas imperdíveis!

1. Adote práticas de boa abordagem e tenha atenção ao primeiro contato

Por mais que o vendedor deseje vender, é preciso tomar cuidado com a abordagem ao cliente na loja. Uma aproximação muito brusca ou precipitada pode “assustar” ou, até mesmo, irritar o consumidor, prejudicando, assim, o relacionamento da pessoa com a marca. O ideal é estar próximo e ser sempre solícito e gentil, sem, no entanto, “sufocar” o cliente. Treine sua equipe de vendedores de modo que ela seja capaz de abordar o cliente de maneira natural e sem deixá-lo intimidado.

2. Forme uma equipe de experts

Quando o vendedor é bem treinado e sabe sobre o que está falando, o cliente tem a sensação de que está conversando com uma autoridade no assunto, o que aumenta a credibilidade da loja e, consequentemente, da marca. Mantenha sua equipe informada e antenada quanto às mudanças do setor (com seus diversos canais de atendimentos como redes sociais, telefone, SAC, chat etc.), oferecendo auxílio constante em relação a processos, produtos e diferenciais do produto.

3. Alinhe o perfil dos vendedores à essência da loja

Para melhorar o rendimento e otimizar os ganhos, é preciso que a equipe “vista a camisa da empresa”. E a forma mais eficiente de fazer isso é oferecer treinamento para alinhar a filosofia, a visão, a missão e os valores defendidos, com o objetivo de que todos falem a mesma língua e transmitam a mesma mensagem.

4. Ouça seus colaboradores e estimule o compartilhamento de boas práticas

Um treinamento eficiente é aquele no qual todos os envolvidos não só entendem o que está sendo passado, como conseguem colocar as diretrizes em prática. Sendo assim, é fundamental ouvir as sugestões de todos os colaboradores e adaptar os objetivos à realidade deles. O compartilhamento de práticas bem-sucedidas entre a equipe pode servir de estímulo para todos os profissionais que também almejam chegar ao topo.

5. Utilize indicadores de desempenho e desenvolva ações pautadas neles

Indicadores de desempenho (tanto individuais quanto coletivos) podem ser usados para orientar as atividades, mensurar resultados e alinhar ações futuras. Entre os tipos de indicadores estão: metas de vendas, ticket médio, preço médio, peças por venda, pesquisa de satisfação (internas e com o cliente), reuniões periódicas para alinhamento de estratégia e bônus por desempenho.

Então, agora você já sabe mais sobre a importância do treinamento de funcionários para manter a equipe motivada e alinhada com os objetivos e ideais da empresa. Saber qual a melhor estratégia de abordagem e de linguagem usada, de acordo com o perfil do seu público, pode ser um fator determinante para conquistar e fidelizar o cliente.

Aproveite que está por aqui e aprofunde seus conhecimentos com este outro artigo sobre como alcançar bons resultados na gestão de pequenas empresas. Boa leitura!