Uma equipe bem treinada e preparada é um ponto-chave para a gestão eficiente de uma empresa. Quando se investe em treinamento de funcionários na área de vendas, a tendência é que o time todo trabalhe em uma estratégia unida e de acordo com os mesmos objetivos e diretrizes.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de se investir na preparação da sua equipe de vendas, a fim de cativar os envolvidos e fazer com que cada colaborador renda gradativamente mais e melhor, resultando em um trabalho mais produtivo e lucrativo. Continue a leitura e confira 5 dicas imperdíveis!
Por mais que o vendedor deseje vender, é preciso tomar cuidado com a abordagem ao cliente na loja. Uma aproximação muito brusca ou precipitada pode “assustar” ou, até mesmo, irritar o consumidor, prejudicando, assim, o relacionamento da pessoa com a marca. O ideal é estar próximo e ser sempre solícito e gentil, sem, no entanto, “sufocar” o cliente. Treine sua equipe de vendedores de modo que ela seja capaz de abordar o cliente de maneira natural e sem deixá-lo intimidado.
Quando o vendedor é bem treinado e sabe sobre o que está falando, o cliente tem a sensação de que está conversando com uma autoridade no assunto, o que aumenta a credibilidade da loja e, consequentemente, da marca. Mantenha sua equipe informada e antenada quanto às mudanças do setor (com seus diversos canais de atendimentos como redes sociais, telefone, SAC, chat etc.), oferecendo auxílio constante em relação a processos, produtos e diferenciais do produto.
Para melhorar o rendimento e otimizar os ganhos, é preciso que a equipe “vista a camisa da empresa”. E a forma mais eficiente de fazer isso é oferecer treinamento para alinhar a filosofia, a visão, a missão e os valores defendidos, com o objetivo de que todos falem a mesma língua e transmitam a mesma mensagem.
Um treinamento eficiente é aquele no qual todos os envolvidos não só entendem o que está sendo passado, como conseguem colocar as diretrizes em prática. Sendo assim, é fundamental ouvir as sugestões de todos os colaboradores e adaptar os objetivos à realidade deles. O compartilhamento de práticas bem-sucedidas entre a equipe pode servir de estímulo para todos os profissionais que também almejam chegar ao topo.
Indicadores de desempenho (tanto individuais quanto coletivos) podem ser usados para orientar as atividades, mensurar resultados e alinhar ações futuras. Entre os tipos de indicadores estão: metas de vendas, ticket médio, preço médio, peças por venda, pesquisa de satisfação (internas e com o cliente), reuniões periódicas para alinhamento de estratégia e bônus por desempenho.
Então, agora você já sabe mais sobre a importância do treinamento de funcionários para manter a equipe motivada e alinhada com os objetivos e ideais da empresa. Saber qual a melhor estratégia de abordagem e de linguagem usada, de acordo com o perfil do seu público, pode ser um fator determinante para conquistar e fidelizar o cliente.
Aproveite que está por aqui e aprofunde seus conhecimentos com este outro artigo sobre como alcançar bons resultados na gestão de pequenas empresas. Boa leitura!
Endereço