Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil. Quando o proprietário, além de cumprir a função de gestor, ainda precisa realizar viagens frequentes para comprar mercadorias, é comum que ele se sinta sobrecarregado e sem tempo para si mesmo. Para evitar essa situação, é bom poder contar com funcionários comprometidos, nos quais se pode confiar. Mas, o que fazer para motivar vendedores, evitando a rotatividade e estimulando o engajamento?

Algumas estratégias relativamente simples podem ser colocadas em prática, visando a lucratividade da empresa, a fidelização dos clientes e a expansão do empreendimento.

Continue a leitura do nosso artigo e confira três dicas que vão ajudar você a manter seus colaboradores motivados, aumentando as vendas neste ano.

1. Ofereça benefícios

Oferecer benefícios é uma maneira bastante eficaz de motivar vendedores. Afinal, é uma forma de fazer com que o funcionário se sinta estimulado a atingir as metas propostas pela empresa e valorizado por ter realizado um bom trabalho. Além disso, ele provavelmente vai continuar se esforçando no sentido de alcançar bons resultados.

Você pode optar por uma bonificação financeira incorporada ao salário ou por descontos em serviços ou produtos da própria empresa. Também pode presentear o colaborador em questão com algum item que seja do interesse dele ou com algumas horas a mais de descanso, além da quantidade já estipulada por lei.

É válido procurar conhecer melhor as pessoas que fazem parte da equipe, pois, dessa forma, você pode proporcionar um tipo de incentivo que realmente seja relevante para elas.

2. Faça uso da gamificação

A gamificação é um recurso que vem sendo bastante utilizado ultimamente. Por ser lúdica e descontraída, essa estratégia também é uma boa opção para motivar vendedores, pois conta com elementos que podem ser encontrados nos jogos e que são aplicados a situações que não estão diretamente ligadas a esse assunto.

Dessa forma, é possível envolver os funcionários, estimulando a produtividade de uma maneira divertida e agradável. Como recompensa pelo desempenho satisfatório, são oferecidos prêmios virtuais (os “badges”, por exemplo, como os emblemas são conhecidos) ou até mesmo físicos.

Por meio da gamificação, incentiva-se a competição saudável entre os colaboradores, bem como a colaboração entre si. Também desenvolve-se o sentimento de conquista e a criatividade.

3. Estabeleça indicadores de desempenho

Esses indicadores constituem um ponto muito importante no que diz respeito a motivar os vendedores e a aumentar as vendas, pois são usados para medir o desempenho de determinados processos e para acompanhar o seu progresso, em um dado período de tempo.

Assim, é possível verificar os pontos que ainda precisam ser aperfeiçoados, para que as metas estipuladas sejam alcançadas.

Além do mais, os indicadores de desempenho vão fornecer uma base para que algumas decisões sejam tomadas e também para a elaboração de táticas que possam contribuir para o aumento do lucro do empreendimento.

Motivar vendedores é algo necessário para ampliar o número de vendas, expandir o negócio e fazer com que a sua empresa se destaque em relação às concorrentes. Colocando nossas dicas em prática você certamente vai obter bons resultados nesse sentido.

O que achou das nossas sugestões? Foram úteis para você? Gostaria de sugerir alguma outra estratégia? Deixe seu comentário!